A Sema (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) realizou, sexta-feira (17), reunião com os representantes das cooperativas para apresentação do Decreto de regulamentação do Programa Sustentar. A partir de janeiro de 2024, todas as cooperativas responsáveis pelos Ecopontos receberão pagamento pela triagem do material processado. Essa medida visa aumentar a renda dos cooperados. Atualmente, as cooperativas/associações triam 280 toneladas por mês. A perspectiva é dobrar esse volume, assim como o número de catadores ligados ao programa em Cascavel.
O Programa Sustentar incentiva cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis, formadas por pessoas físicas de baixa renda, através da contratação e remuneração pelo serviço de triagem dos resíduos, além da remuneração pela coleta institucional interna nos órgãos da Administração Pública. Além disso, estabelece o sistema de coleta seletiva condominial.
“O Programa Sustentar marca mais um avanço na coleta seletiva e reciclagem de materiais, trazendo vários benefícios à população, incluindo a redução da poluição ambiental e a menor necessidade de extração de recursos naturais”, enfatizou a gerente da Divisão de Resíduos Sólidos, Eliana Lisboa Veloso. “Representa uma conquista inédita para a classe dos catadores e para o município como um todo. Um avanço sem precedentes para as cooperativas e associações de Cascavel, que terão seu trabalho devidamente reconhecido e remunerado”, disse a engenheira ambiental da Sema, Keila Kochem.
Oportunidades
O secretário municipal do Meio Ambiente, Nei Haveroth, lembrou que a regulamentação do programa pelo Município de Cascavel, abre oportunidade de trabalho mais digna e com melhor remuneração aos recicladores. “O Programa Sustentar oferece oportunidades aos cooperados, alinhando-se com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que contempla os catadores de materiais recicláveis no processo de triagem do material”, explicou
“A valorização dos catadores pelo Programa Sustentar vai melhorar a renda com um sistema de pagamento conforme o volume de materiais triados. Isso não apenas beneficia financeiramente os catadores, mas também está alinhado com a Política Ambiental do Município. Aproveitando mais esses materiais nos Ecopontos, prolongamos a vida útil do Aterro Sanitário Municipal, gerando bioenergia”, concluiu o Secretário.
Moeda Planeta
A regulamentação da Lei Municipal 7.445/2022, que instituiu o Programa Sustentar em Cascavel, pelo prefeito Leonaldo Paranhos, institui também a “Moeda Planeta”, que traz um sistema de cashback, incentivando os cidadãos a entregar materiais recicláveis em pontos específicos determinados pelo município. Esses materiais se transformarão em pontos que poderão ser trocados por objetos dentro de uma loja Planeta que será estruturada.
Foto: Sema/Secom