Cotidiano

Terraço para cartão-postal, design de Philippe Starck e móveis nacionais

RIO – Ao pisar na recepção do Hotel Yoo2, na Praia de Botafogo, o hóspede procura e não acha um balcão com funcionários à sua espera. No lugar de uma equipe, uma sala de estar com pufes e 120 lâmpadas com filamento de carbono pendentes. Como se estivessem à paisana, os recepcionistas esperam o visitante se acomodar no espaço para, aí, sim, oferecer ajuda. O check in é feito em um tablet com os dois sentados. Passada a primeira etapa, outra situação inusitada: o elevador que leva aos 12 andares do empreendimento é panorâmico, e tem um painel do grafiteiro Marcelo Ment do lado de dentro. O tour pelo hotel projetado pelo escritório britânico Yoo Design Studio, fundado pelos tarimbados Philippe Starck e John Hitchcox, em parceria com um time brasileiro de arquitetos, e com previsão de inauguração em 1º de julho, é uma caixinha de surpresas.

? Eles são superabertos a novas tendências e inspirações locais. Recebemos o conceito de como seriam os ambientes e conseguimos desenhar boa parte do projeto no Brasil ? detalha a arquiteta Melina Romano.

Os espaçosos corredores dos andares foram pintados cada um de uma cor diferente. Um passeio por todos leva a uma conclusão: a paleta leva a um degradê. Laranja vibrante, amarelo e cereja, entre outras cores, contracenam com um piso geométrico em tons de cinza. Uma playlist com música ambiente arremata a configuração. Ao abrir a porta do quarto, o hóspede é imediatamente engolido pelo Pão de Açúcar ? os com vista de frente, claro. Alguns dos de fundos têm o Cristo emoldurado pela janela. Os highlights do projeto de decoração são papel de parede personalizado, cabeceira com tacos coloridos, letreiro luminoso, vitrola e mesinhas e cadeiras de Philippe Starck.

2016 892534935-201602290828228103.jpg_20160601.jpg

À exceção das peças de Philippe Starck, quase todo o mobiliário leva a assinatura brasileira. Entre quatro idas e vindas ao Brasil, a equipe internacional fez questão de visitar lojas de design e escolher os itens da decoração.

? Eles apreciaram o nosso design e se sentiram confortáveis em adquirir tudo por aqui ? conta Melina, que aprovou por Skype tanto o projeto quanto a compra das peças.

Uma atração à parte é o terraço (ou rooftop, ?o espaço mais trend do hotel?, opina a arquiteta). Balanços, espreguiçadeiras e mesinhas de corda nas cores cinza e turquesa ambientam o bar que fica na piscina, feita de concreto e com o formato de um ?L?. O acesso não é exclusividade aos hóspedes dos 143 apartamentos. A visitação, porém, não é para qualquer bico. Só será aberta aos cariocas e agregados à noite e mediante a inclusão do nome numa guestlist. O perfil do público almejado, o diretor de marketing Marcelo Marinho, da Intercity, empresa responsável pela gestão do hotel, define:

? Um público mesclado, descolado, que aprecia o novo de design e uma experiência diferente. Como todo hotel, teremos um mix dentre executivos, viajantes internacionais e nacionais, casais. Nossa localização estratégica propicia explorar a cidade como um todo ? propõe Marcelo, que usa a expressão ?hotel-design? para caracterizar o estabelecimento.

2016 913310491-201606011555368633.jpg_20160601.jpg

O preço da estada vai de R$ 490 a R$ 2.850, a diária, no mês de julho. A circulação à noite pelo rooftop será cobrada mediante consumação mínima.

O trio que comandará a gastronomia será chefiado pelo gaúcho Marcelo Schambeck, dono do restaurante Del Barbiere, em Porto Alegre. No térreo, funcionará o Cariokally, que, com parede de ladrilho hidráulico e uma área ao ar livre, terá menu sazonal (polvo grelhado com arroz de jambu, entre os pratos principais). No restaurante do rooftop, sem nome, frutos do mar como carro-chefe; e no serviço de quarto, uma culinária cozy (estrogonofe com cachaça e batata-doce, por exemplo).

Com fachada espelhada, o Yoo2 é vizinho ao Edifício Argentina. A reforma durou dois anos e o investimento custou R$ 130 milhões. A ideia é que o empreendimento abra as portas para novas filiais, em Porto Alegre e Hong Kong. Entusiasmado com a novidade no Rio às vésperas dos Jogos Olímpicos, Philippe Starck diz que o hotel servirá como uma referência.

? Estamos empolgados e orgulhosos com a abertura da primeira unidade da Yoo Hotels. Como pioneiros na área de hotel living, somos o berço de quem olha para o futuro e deseja reinventar o mundo. Acreditamos que o design melhora o cotidiano. O Yoo2 representará a vanguarda de um estilo de vida inspirado em uma hospitalidade amigável e alma local ? escreve Philippe, por e-mail, que também deixou sua marca no Fasano, hotel em Ipanema.