A partir das 14h da próxima quinta-feira (12), a Bolsa de Valores de São Paulo realiza a sessão pública de leilão do Lote 3 da malha rodoviária do Paraná. O projeto de concessões foi desenvolvido pelo Ministério dos Transportes e pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para o Lote 3 do Sistema Integrado de Rodovias do Paraná.
O Lote 3 faz parte da Malha Norte, que abrange 22 cidades e faz a ligação do Norte do Estado com o eixo rodoviário da BR-277, para chegar até o Porto de Paranaguá. Ele envolve 569 quilômetros das rodovias BR-369, BR-373, BR-376, PR-170, PR-323, PR-445 e PR-090. A previsão é que a concessionária vencedora do leilão invista R$ 16 bilhões em obras, conservação e serviços operacionais. O edital, publicado pela ANTT no dia 06 de agosto, prevê tarifa básica máxima de pedágio para disputa de R$ 0,14596/km. As propostas deveriam ser apresentadas até ontem (9) de dezembro.
O Ministério dos Transportes recebeu pelo menos quatro propostas de empresas interessadas no leilão. Os envelopes foram entregues na sede da B3, em São Paulo. Segundo informações, as empresas que entregaram propostas foram o Grupo Pátria, 4UM, CCR e EPR.
O grupo Pátria venceu o Lote 1 da concessão das rodovias paranaenses, em 2023 com um desconto de 18,25% da tarifa por quilômetro rodado, bem como o grupo EPR venceu o leilão do Lote 2 um mês depois, apresentando um desconto de 0.08% em relação ao valor da tarifa de referência. Ambas as concessionárias iniciaram as operações em fevereiro de 2024, sob muitas críticas da operação.
O Ministério dos Transportes comemorou o resultado que, segundo integrantes da pasta, garante competição e pode resultar em um pedágio mais barato para o usuário da rodovia.
Obras e investimentos
Estão previstos 132 quilômetros de duplicações e 24,6 quilômetros de faixas adicionais, com destaque para a duplicação de 52,58 quilômetros da BR-376, a Rodovia do Café, e duplicações entre a região de Londrina e São Paulo. Entre as novidades também estão o Contorno de Apucarana, no Vale do Ivaí, ligando a BR-369 à BR-376, com 13,8 quilômetros de extensão. A região também deve ganhar o Contorno de Califórnia, com pouco mais de cinco quilômetros, ligando dois trechos da BR-376.
Já Ponta Grossa deve ganhar dois novos contornos: o Contorno Norte, com extensão total de 14,65 quilômetros, entre a BR-376 e a BR-373, e o Contorno Leste, que vai ligar a BR-373 à PR-151 e terá 27,7 quilômetros de extensão. O Lote 3 ainda pega o território de Palmeira e termina no entroncamento com a BR-277 em São Luiz do Purunã, distrito de Balsa Nova. Neste trecho as obras incluem uma passarela para pedestres no km 502 e oito viadutos.
Outra obra emblemática prevista é a área de escape na Serra do Cadeado, em Mauá da Serra, que deve ser construída na altura do km 305 da BR-376.