Na próxima terça-feira (06), a partir das 11h, a Ecocataratas com apoio da PRF (Polícia Rodoviária Federal), fará a interdição temporária de tráfego no km 524 da BR-277, em Guaraniaçu, tendo em vista a detonação de rochas para implantação das faixas adicionais.
A previsão inicial é que todo o procedimento envolvendo o desmonte de rochas com fogo controlado, limpeza da pista e transporte dos resíduos ocorram em até duas horas, após esse período, o tráfego de veículos irá operar em sistema de pare e siga (barreira). A Ecocataratas já tem agendado outras operações do mesmo gênero, que estão programadas para ocorrer no mesmo local nos dias 07 e 08 de julho.
As equipes da Ecocataratas e da PRF estarão no local para realizar a orientação do trânsito. Uma área de 600 metros no entorno do local da detonação será evacuada como medida de segurança e será necessária uma força-tarefa composta por maquinários e caminhões para fazer a retirada de pelo menos 900 metros cúbicos de resíduos de rocha do local.
Sinalização
A fim de orientar e garantir a segurança dos motoristas, o local da detonação de rochas, bem como, de toda a extensão da obra, estará devidamente sinalizado com placas indicativas e cones. A concessionária orienta para que os usuários respeitem a sinalização e o limite de velocidade que é de 40 Km/h.
Veículos em situação de emergência, como ambulâncias, bombeiros, polícia, entre outros, serão orientados pela Ecocataratas e pela PRF a optar por rotas alternativas. Em caso condições climáticas adversas, a operação será transferida para nova data.
Serviços
As obras de implantação das faixas adicionais totalizam 14 quilômetros e fazem parte do Acordo de Leniência firmado com o Ministério Público Federal. O trecho sob concessão da Ecocataratas na BR-277 conta com 73 quilômetros de terceiras faixas, equivalente à distância entre as cidades de Cascavel a Matelândia.