
Nas ações, a Comissão e a Associação alegam que a atualização fazia com que os computadores reiniciassem automaticamente, e uma tela aparecesse solicitando reparação automática. Alguns equipamentos, inclusive, tiveram o disco rígido formatado, com perda de dados. O problema relatado estaria relacionado com a atualização identificada pela Microsoft como KB02823324, parte do boletim de segurança MS13-036. A situação persistiu até o dia 12 de abril de 2013, quando foi oficialmente resolvida pela empresa.
A cobrança da indenização terá que ser realizada individualmente, tendo cada consumidor que comprovar efetivamente a ocorrência do problema e dos prejuízos suportados. O juiz negou o pedido de indenização por danos coletivos e de ressarcimento em dobro de eventuais gastos.
O que diz a empresa
Procurada pela reportagem, a Microsoft, através de nota, informou que o Juízo da 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro reconheceu que a Microsoft atuou de boa-fé em relação a esse tema, não tendo praticado conduta que pudesse ser considerada lesiva aos consumidores. A empresa acrescenta que interpôs os pertinentes recursos de apelação, visando rediscutir o assunto perante o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.