Paraná - A Itaipu Binacional entregou, nesta sexta-feira (10), em Loanda (PR), 16 veículos elétricos para o Consórcio Intermunicipal da APA Federal do Noroeste do Paraná (Comafen). A entidade é uma união de 12 municípios localizados na área de proteção ambiental da bacia hidrográfica do rio Ivaí.
O convênio de R$ 24 milhões, via Programa Itaipu Mais que Energia, inclui veículos elétricos, eletropostos e ações como:
- Pavimentação asfáltica;
- Adequação de estradas;
- Equipamentos para coleta seletiva;
- Gestão de resíduos;
- Manejo integrado de solo e água;
- Energia fotovoltaica até 2026.
O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, destacou o cumprimento da diretriz do Governo Federal para apoiar pequenos municípios com baixo IDH e arrecadação limitada.
“Itaipu é modelo de sustentabilidade e, com este convênio, trará investimentos e ações socioambientais que impactam essas comunidades”, afirmou.
Portanto, a entrega dos veículos visa renovar as frotas municipais com opções mais sustentáveis, reduzindo emissões de carbono e alinhando-se às metas da Agenda 2030 da ONU.
Além disso, o presidente do Comafen e prefeito de Loanda, Zé Maria, celebrou a iniciativa.
“Os veículos atenderão saúde, educação e outros setores, reduzindo custos com combustíveis e preservando o meio ambiente.”
“O projeto traz economia para os municípios e estimula o debate sobre energia limpa e transição energética”, disse Carlos Carboni, diretor de Coordenação da Itaipu.
Erosão
Ademais, após a entrega, diretores da Itaipu e o presidente do Comafen visitaram obras de contenção da “Erosão Água da Mina”, em Loanda. Por fim, a intervenção, com engenharia civil e bioengenharia, integra um convênio de R$ 46 milhões entre Itaipu e Instituto Água e Terra.