COMBATE À CRIMINALIDADE

Guarda Municipal é o ‘braço’ estratégico da segurança pública em Cascavel

A Guarda Municipal de Cascavel é essencial para a segurança da cidade. Atendimentos, apreensões e recuperações de veículos em destaque - Foto: Secom
A Guarda Municipal de Cascavel é essencial para a segurança da cidade. Atendimentos, apreensões e recuperações de veículos em destaque - Foto: Secom

Cascavel - Apesar de ser uma atribuição do Estado, a segurança pública é uma prioridade do governo municipal. A Guarda Municipal atua intensamente nos trabalhos de combate à criminalidade e em prol da segurança dos cascavelenses. A GM é o braço estratégico da Secretaria de Segurança Pública e Proteção à Comunidade.

E em 2024, a GM atendeu 7.119 ocorrências, número maior que em 2023, quando 6.684 atendimentos foram solicitados. Os guardas municipais também apreenderam mais de 600 quilos de drogas e recuperaram 116 veículos que tinham sido furtados, num trabalho de inteligência dos agentes.

O serviço estratégico também teve resultado no cumprimento de mandados de prisão, que em 2024 foram 152. As rondas ostensivas também contribuíram para garantir 1.080 encaminhamentos para a delegacia. As apreensões de armas de fogo chegaram a 31 ilegais retiradas de circulação. Até na segurança do trânsito a Guarda Municipal tem forte presença, uma vez que deteve 34 casos de embriaguez ao volante. 

Guarda Civil Patrimonial

Outra frente de trabalho da segurança pública é a Guarda Civil Patrimonial, que em 2024 atendeu 3.994 ocorrências, inclusive mais de 2 mil disparos de alarmes.

A Guarda Municipal foi criada em 2017, até então o Município nunca tinha investido nesse setor tão significativamente. Os guardas atuam com serviços de patrulhamento, atendimentos de violência doméstica, danos ao patrimônio público, rondas e outras inúmeras ações que inibem o crime em Cascavel. A população pode acionar a GM pelo telefone 153.

Em 2025, a pedido do prefeito Renato Silva o trabalho seguirá intenso, com ações efetivas para garantir que as pessoas de bem tenham segurança em nossa cidade.

Foto: Secom