Curitiba – Mais de 260 quilômetros de rodovias estaduais do Paraná serão restaurados e passarão por obras de ampliação de capacidade. É o que prevê o governo do Estado, por meio do DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem), a partir do projeto de remodelação do “eixo estruturante” de rodovias do Estado.
O eixo é formado por importantes rotas que ligam os principais polos produtivos do Paraná. O projeto está dividido em cinco lotes e inclui quatro rodovias: PR-487, PR-460, PR-272 e PR-466.
O Chamamento Público para Manifestação de Interesse do projeto foi publicado pelo DER/PR no dia 24 de julho. As empresas que quiserem participar da licitação de elaboração dos projetos de engenharia para as obras têm até 10 de agosto para se manifestar.
A remodelação do “eixo estruturante” de rodovias do Paraná está incluída no Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, e conta com financiamento do BID (Banco Interamericano do Desenvolvimento).
“Reunimos trechos importantes de rodovias estaduais para iniciar um projeto de remodelação do que chamamos de ‘eixo estruturante’ do nosso modal rodoviário”, explica o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
Para o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti, esses projetos serão importantes para otimizar a ligação rodoviária entre polos produtivos do Norte do Estado e o Porto de Paranaguá. “A ideia é viabilizar dois corredores da região norte em direção a Pitanga, no Centro do Estado: um partindo de Mauá da Serra e outro de Campo Mourão. Na prática, iremos garantir deslocamento por boas rodovias entre Londrina, Campo Mourão e Guarapuava, já que outros projetos irão garantir a duplicação entre Londrina e Mauá da Serra e entre Pitanga e Guarapuava”, explicou. “De Guarapuava até Paranaguá, passando por Curitiba, já temos um deslocamento consolidado pela BR-277”.
Trechos
A Manifestação de Interesse está dividida em cinco lotes. O primeiro deles começa em Pitanga, segue por 31,9 quilômetros pela PR-460 e por mais 20,6 quilômetros pela PR-487, até a altura do Rio Muquilão, próximo ao Município de Iretama.
Já o lote 2 está inteiramente na PR-487, começando na altura do cruzamento com o Rio Muquilão, passando pelos entroncamentos com a PR-462 e a PR-553 e terminando no entroncamento com a PR-369, já em Campo Mourão. São aproximadamente 63,1 quilômetros só nesse lote.
O terceiro lote tem início próximo a Mauá da Serra, no norte do Estado, mais precisamente no entroncamento da PR-272 com a PR-376. O trecho segue pela PR-272 por aproximadamente 54,8 quilômetros, passando pela cidade de Faxinal até chegar ao entroncamento com a PR-466, já em Porto Ubá, que pertence ao município de Lidianópolis.
Por fim, os dois últimos lotes estão inteiramente na PR-466, com o lote 4 começando exatamente nesse último entroncamento, saindo de Porto Ubá e indo até o acesso ao município de Ivaiporã. Daí até o entroncamento com a PR-460, em Pitanga, estão os 43 quilômetros restantes, referentes ao lote 5.
Todos esses trechos passarão por obras de restauração e ampliação de capacidade. Especificamente no lote 4, no trecho entre Jardim Alegre e Ivaiporã, também haverá duplicação da rodovia.