Cascavel Um diagnóstico atualizado da educação em Cascavel será entregue pela Câmara de Vereadores aos políticos que pretendem se candidatar à sucessão do prefeito Edgar Bueno a fim de cobrar deles um compromisso efetivo com o setor.
Essa foi a principal deliberação da audiência pública organizada pela Comissão de Educação da Casa e que reuniu, segunda-feira à noite, representantes da comunidade escolar para debater, sobretudo, oferta e demanda, infraestrutura e método de gestão da rede municipal.
Boa parte das 62 escolas e 54 Cmeis já fizeram a entrega de uma lista de reivindicações a serem reunidas no documento destinado aos pré-candidatos. Queremos que eles incluam essas reivindicações em seus planos de governo e se posicionem a respeito do assunto, adianta o vereador Professor Paulino (PT).
Diretores, professores e sindicalistas que participaram do debate criticaram especialmente os problemas relacionados à estrutura física e a falta de valorização dos professores e servidores de apoio.
OFERTA E DEMANDA
O promotor Luciano Machado apresentou durante a audiência pública dados atualizados sobre o número de alunos matriculados. As informações atualizadas em maio dão conta de que há 804 crianças matriculadas no berçário e 1.232 aguardando vagas, 1.136 crianças matriculadas no maternal I e 1.144 aguardando vagas, 1.586 crianças no maternal II e 898 aguardando vagas, relatou.
A respeito desse assunto, Sueli Góiz, da Secretaria de Educação, informou que dois novos Cmeis serão construídos nos bairros Cascavel Velho e XIV de Novembro, mas que sua implantação efetiva está na dependência de dotação orçamentária para pagamento de funcionários e manutenção.