Cotidiano

Burberry reduz salário de diretor executivo em 75%

PARIS – A grife de luxo Burberry, a maior do Reino Unido, reduziu em 75% o salário de seu diretor executivo, Christopher Bailey, em 2015, em meio a dificuldades para manter seu crescimento. De acordo com o relatório anual da empresa, Bailey recebeu 1,9 milhão de libras (US$ 2,7 milhões) no ano encerrado em março. No ano anterior, esse total fora de 7,5 milhões de libras.

No ano passado, Bailey não recebeu nenhum bônus ou incentivo financeiro já que os ganhos da empresa ficaram abaixo da meta estabelecidade.

O executivo enfrenta uma crescente pressão em meio às preocupações de que sua liderança seja comprometida pelo sua dupla função como diretor criativo. O lucro da empresa está abaixo do nível que era quando ele assumiu a diretoria-executiva em maio de 2014.

Uma queda de 35% no preço da ação da companhia no ano passado levaram analistas a pedir a nomeação de outro executivo para trabalhar ao lado de Bailey.

O diretor executivo recebeu um salário de 1,1 milhão de libras, abonos de 464 mil libras e pagamento de pensão de 330 mil libras no ano passado. Segundo o documento da empresa, ele não receberá aumento este ano e alguns prêmios baseados em ações não serão conferidos.

?Nossa abordagem geral para incentivar estruturas para a toda a equipe, incluindo a direção sênior, é baseada em desempenho?, afirmou o presidente John Peace no relatório. ?Quando o negócio não desempenha tão bem, há um impacto sobre o que pagamos à equipe. E quando o preço das ações caem como no ano passado, há um impacto substancial em atribuições de papéis históricas?.