RIO – A figura do ser humano é algo que sempre despertou interesse do artista plástico Dado Oliveira. Dilemas e mazelas sociais servem de inspiração não só para a obra em si, mas para todo o processo de criação. Morador de Santa Teresa, ele já presenciou por diversas vezes a violência urbana em favelas das redondezas, o que o inspirou a utilizar a pólvora como material de desenho.
? A pólvora representa a guerra, algo que acompanha a humanidade por séculos. Durante muito tempo, trabalhei com desenho sobre madeira e imprimi força e vigor no processo de criação. Algo realmente brutal. Além do desenho, raspo a madeira, esfrego e depois queimo a pólvora ? conta o artista.
Já em sua nova exposição, ?Bruta elaborada?, Oliveira enfrentou um desafio novo: mesclar a robustez de seus traços com a sutileza da pintura a óleo.
? Meu lado bruto quer se misturar agora com a minha paciência e delicadeza. Então sou capaz de materializar numa tela os sentimentos ou condições humanas a partir da composição de formas, raspadas e texturizadas ? explica Oliveira.
A exposição apresenta três grandes obras em óleo sobre madeira e 15 desenhos feitos com carvão sobre papel.
Além das artes plásticas, o artista é cantor e compositor da banda Pessoal da Nasa, que se apresentou na edição mais recente do Rock in Rio.
SERVIÇO
A partir da próxima semana, de terça a sábado, das 13h às 18h. Rua Pascoal Carlos Magno 39, Santa Teresa. Tel.: 3852-8265). Grátis. Livre. Até 4 de julho.