Muitos motoristas já passaram pela situação de ver o marcador de combustível piscando na temida reserva. A dúvida comum a todos é se rodar nesse estado pode prejudicar o veículo. Para esclarecer essa questão, Antônio José Costa, assessor de assuntos econômicos do Sindipostos-CE, explica que rodar com o veículo nessa situação não é o ideal, mas não necessariamente causa danos imediatos ao automóvel.
Antônio explica que a luz de reserva indica que o nível de combustível está próximo do mínimo necessário para o funcionamento adequado do veículo. “Os veículos modernos possuem sistemas de injeção eletrônica que são projetados para garantir o funcionamento do motor mesmo em condições de baixo combustível. No entanto, isso não significa que seja aconselhável rodar constantemente na reserva”, salienta o especialista.
O profissional alerta que, ao operar com níveis muito baixos de combustível, há o risco do veículo sugar detritos do fundo do tanque, como sedimentos e impurezas, que podem prejudicar o sistema. Além disso, ele enfatiza que a bomba, localizada no interior do tanque, é refrigerada pelo próprio combustível, e operar com níveis muito baixos pode comprometer seu desempenho e durabilidade.
O especialista do Sindipostos-CE também salienta que rodar com frequência na reserva pode levar à formação de condensação no tanque, especialmente em regiões com variações de temperatura significativas. A presença de água no sistema de combustível pode resultar em problemas sérios para o motor.
“É importante abastecer antes que o indicador atinja o nível crítico. Isso não apenas ajuda a evitar possíveis danos ao veículo, mas também garante a segurança do condutor, especialmente em situações de emergência. É aconselhável tratar a luz de reserva como um lembrete para abastecer o mais rápido possível, proporcionando maior longevidade e desempenho ao seu veículo”, finaliza o especialista.