A Renault lança no Brasil a nova geração do Kangoo E-Tech 100% elétrico. O modelo, primeiro veículo comercial elétrico vendido no Brasil e que chegou ao mercado em 2013, contribuiu com o pioneirismo da Renault no segmento, sendo a base para o desenvolvimento de soluções para clientes profissionais, evolução da rede 100% E-Tech, além de auxiliar na construção da estratégia de pós-vendas de veículos elétricos adotada pela Renault atualmente.
O novo Kangoo E-Tech traz a solução de mobilidade elétrica para empresas que têm objetivos de redução do impacto ambiental, por meio da eletrificação da frota, e chega com a proposta de oferecer uma entrega ágil e 100% elétrica, trazendo praticidade, segurança e baixo custo por quilômetro rodado.
Com mais de 4,4 milhões de unidades produzidas em 50 países em todo o mundo, o Kangoo é o veículo mais vendido do segmento na versão elétrica desde 2011, com uma incrível história de sucesso. No Brasil, foi o pioneiro do segmento de veículos comerciais elétricos e líder até os dias atuais com mais de 600 unidades comercializadas, estando presente em diversas empresas referências no setor logístico e last-mile.
“O Kangoo é um veículo emblemático para a Renault em todo mundo e, no Brasil, sua versão elétrica é reconhecida por grandes empresas que buscam atingir seus objetivos de descarbonização por sua praticidade, baixo custo de operação e por todo o suporte que a marca oferece, por meio de sua Rede Pro+. Essa nova geração do modelo chega ao mercado para consolidar essa trajetória de sucesso”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
Entrega ágil
O novo Kangoo E-Tech 100% elétrico vem equipado com um motor de 90 kW (120 cv) e 25 kgfm (245 Nm) de torque instantâneo para uma experiência de condução suave e sem stress em todas as circunstâncias.
Graças à sua nova bateria de íons de lítio de 45 kWh, composta por oito módulos independentes e facilmente reparáveis, o novo Kangoo E-Tech 100% elétrico possui
autonomia de 210 km, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) e autonomia no ciclo urbano de até 329 km e de 300 km no ciclo combinado, de acordo com a norma do INMETRO (SAE J1634). Com isso, os motoristas podem ficar tranquilos ao realizar um dia inteiro de viagens de trabalho, por um custo imbatível de operação.
A bateria possui sistema de refrigeração líquida e resistência elétrica permitindo a utilização na zona de temperatura adequada, mantendo assim a sua autonomia e reduzindo o tempo de carregamento. As baterias têm garantia de oito anos ou 160.000 km. Durante este intervalo, eles são substituídos gratuitamente se a sua capacidade diminuir para menos de 70% do seu valor nominal (SOC).
Comparada a geração anterior, a bateria possui maior capacidade (33 kWh X 45 kWh), refrigeração líquida, o que ampliou a autonomia e permitiu, também um aumento da garantia, de cinco para oito anos.
O modo Eco, que limita a potência e a velocidade máxima do veículo, ajuda a otimizar a autonomia geral e pode ser utilizado ao transportar uma carga leve.
Escolhas
O condutor pode escolher entre três modos de frenagem regenerativa:
- Cruzeiro (indicador luminoso B1): modo regenerativo limitado, adequado para condução em rodovias e vias rápidas
- Drive (B2): modo regenerativo padrão para uso versátil que tem uma sensação de motor à combustão ao pisar no acelerador
- Freio (B3): modo regenerativo máximo para uso em engarrafamentos e trechos de serra.
No novo Kangoo E-Tech a frenagem hidráulica convencional é assistida por um sistema ARB (Adaptive Regenerative Brake System), que maximiza a quantidade de energia recuperada independentemente do regime de frenagem selecionado.
A gama de combinações de modo de condução/regime de frenagem regenerativa significa que os condutores podem escolher entre seis estilos de condução diferentes para um conforto e autonomia ideais, de acordo com a utilização específica do veículo e as condições de trânsito.
As informações relativas ao modo de condução selecionado e gerenciamento de energia elétrica são exibidas em um painel de instrumentos digital colorido de 4,2 polegadas no centro do painel.
Para recarregar a bateria, o novo Kangoo E-Tech 100% elétrico oferece diversas opções de carregamento:
- Carregamento de 2,3 kW, adequado para carregamento em tomadas domésticas
- Carregamento trifásico AC (corrente alternada) de 3,7 kW até 22 kW (inédito em veículos comerciais), configurado para carregamento em postos públicos e wallboxes
- Carregador rápido DC de 80 kW (corrente contínua) para carregadores ultrarrápidos de rodovias.
A bateria do novo Kangoo E-Tech leva 2h40 (02h30) para passar de 15% a 80% de carga quando conectada a uma Wallbox de 11 kW e menos de seis horas em uma Wallbox de 7,4 kW. O Kangoo E-Tech também pode ser recarregado em uma tomada doméstica padrão ABNT em 220 volts com o uso de um carregador portátil, comercializado separadamente como acessório.
Fotos: Divulgação