O Polo de Pesquisa e Inovação do IDR-Paraná em Santa Tereza do Oeste, sedia nesta quarta-feira, das 13h30 às 16h, a 10ª Jornada Tecnológica em Fruticultura, reunindo técnicos e produtores rurais de toda a região. O evento é uma ação conjunta do IDR-Paraná e Aisa (Ação Integrada de Solo e Água). Participam ainda a Esalq USP, FAPED, Adapar, Embrapa e Itaipu. As informações abaixo foram repassadas por Endrigo Antonio de Carvalho, coordenador do Polo de Pesquisa e Inovação e pela pesquisadora Alessandra Maria Detoni.
As inscrições presenciais e abertura oficial ocorrem das 13h30 às 14h. As palestras previstas vão ocorrer de forma simultânea, com a participação de grupos de participantes, das 14h às 16h. Os temas a serem abordados são: “Sanidade e qualidade de mudas frutíferas”, com o engenheiro agrônomo Paulo Jorge Pazin Marques, fiscal de Defesa Agropecuária; “Uso de plantas de cobertura no pomar”, com o engenheiro agrônomo Ronaldo Hissayuki Hojo, do IDR-Paraná; “Cultiva da Amoreira-Preta”, com a engenheira agrônoma Alessandra Maria Detoni e o tema “Manejo da adubação na videira”, com o engenheiro agrônomo Luiz Carlos Retcheski Junior, do IDR-Paraná.. As inscrições antecipadas podem ser feitas pelo endereço eletrônico https://bit.ly/3NhcvDT
No dia seguinte, 10 de novembro, a jornada terá continuidade no período da manhã, com os temas sendo apresentados a acadêmicos das instituições de ensino superior de Cascavel e região.
O Polo de Pesquisa e Inovação do IDR-Paraná em Santa Tereza do Oeste conta com uma área total dedicada à fruticultura de 3 ha. e possui experimentos de uva para processamento, sendo oito cultivares copa e quatro porta-enxertos, além de três sistemas de condução. As variedades de amora-preta existentes na área são a brazos, comanche, tupy e guarany.
Agronegócio