Cotidiano

Agências bancárias já podem ser multadas

A nova lei prevê, entre outras coisas, que o cliente não poderá aguardar mais de 20 minutos na fila do caixa

Cascavel – Já está em vigor a lei que regulamenta o atendimento de agências bancárias, cooperativas de crédito e estabelecimentos afins em Cascavel. Com isso, esses estabelecimentos já estão passíveis de multas que vão de 5 mil a 14 mil UFMs (Unidades Fiscais do Município), ou seja, de R$ 187.200 a R$ 524.160.

Os valores arrecadados com a nova lei, de autoria dos vereadores João Paulo de Lima (PSD), Celso Dal Molin (PR) e Jorge Bocasanta (Pros), serão destinados ao Fundo Municipal de Defesa do Consumidor e não mais às entidades assistenciais.

A nova lei prevê, entre outras coisas, que o cliente não poderá aguardar mais de 20 minutos na fila do caixa – com exceção dos dias imediatamente anteriores e posteriores aos feriados, quando esse prazo será ampliado em dez minutos. As pessoas com necessidades especiais deverão ser atendidas na metade desse tempo e os estabelecimentos estão agora proibidos de recusar o recebimento de boletos de outras instituições, desde que dentro do prazo de vencimento.