DAMASCO ? Pela primeira vez desde 2012, um comboio de ajuda humanitária chegou nesta quarta-feira a Daraya, segundo o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). Sob o controle dos rebeldes, a cidade síria sofre com o cerco imposto pelo regime sírio. A população local tenta sobreviver com a escassez de alimentos, de água potável e de remédios. síria
Membros das Nações Unidas e do Crescente Vermelho sírio acompanharam a entrada do comboio, afirmou o CICV no Twitter. A ONU afirma que foram levados vacinas, leite para recém-nascidos, remédios e bens nutricionais.
Em 2012, Daraya foi uma das primeiras cidades na Síria a protestar contra o regime ? e, também, uma das primeiras a ser bloqueada pelo governo no fim do mesmo ano. Fontes locais estimam que 8 mil pessoas vivam na cidade, que fica 10 quilômetros a Sudoeste de Damasco. Em abril, a ONU disse que pelo menos 4 mil pessoas estavam bloqueadas em Daraya.
A Rússia anunciou uma trégua de 48 horas entre as forças sírias e a oposição em Daraya a partir desta quarta-feira. A medida foi coordenada com Washington e Damasco. O objetivo é garantir a entrega de ajuda humanitária à população com total segurança.
Separadamente, a cidade de Muadhamiya, a Nordeste de Daraya, recebeu alimentos e farinha de trigo pela primeira vez no último mês.