BRASÍLIA – A associação que representa os servidores do Ipea (Afipea) divulgou uma nota de repúdio, nesta quarta-feira, dizendo que os funcionários foram surpreendidos, no fim da tarde de ontem, com a troca de presidentes da instituição: Manoel Pires, que já havia sido nomeado pelo ministro do Planejamento, Ronaldo Jucá, foi trocado por Ernesto Lozardo, que acaba de tomar posse em solenidade no Palácio do Planalto.
A Afipea lamentou o episódio. Segundo a entidade, Pires ? que foi secretário de Política Econômica do ex-ministro da Fazenda, Nelson Barbosa ? é um servidor de carreira do Ipea, compromissado com a excelência técnica.
?Consideramos inaceitável que uma instituição de pesquisa e avaliação de políticas públicas, conhecida por sua excelência e comprometimento com o desenvolvimento do país, seja tratada com tamanho descaso. Frente à destituição do presidente do Ipea, a Associação dos Funcionários do Ipea vem a público manifestar integral solidariedade a Manoel Pires e enfatizar o profundo desrespeito que seu afastamento representa em relação ao Instituto?, diz o comunicado.