Trump presidente
O candidato republicado à Presidência dos Estados Unidos da América, Donald Trump, declarou vitória nas eleições presidenciais americanas após a Fox News projetar que ele derrotou a candidata democrata Kamala Harris. Em seu primeiro discurso Trump falou que será um mandato sem precedentes. Esse será o segundo mandato de Trump como presidente dos Estados Unidos. O primeiro havia sido em 2017. Nas eleições de 2020 ele foi derrotado por Joe Biden.
Bolsonaro
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) parabenizou Donald Trump pela iminente vitória na eleição presidencial dos EUA. Bolsonaro disse esperar “que a vitória de Trump inspire o Brasil a seguir o mesmo caminho”. Bolsonaro, inclusive, conversou com Trump em uma vídeo chamada feita pelo deputado Eduardo Bolsonaro, que acompanhou a apuração na casa do presidente eleito.
Lula
Quem também parabenizou Trump pela vitória foi o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Lula defendeu o respeito ao resultado eleitoral e, formalmente, desejou sorte e sucesso ao futuro governante dos EUA.
Bolsonaro na posse?
O ex-presidente Jair Bolsonaro não poderá comparecer à posse do presidente Donald Trump, marcado para o dia 20 de janeiro. Isso porque Bolsonaro está com o passaporte retido por ordem do STF e proibido de deixar o país em meio às investigações do “8 de Janeiro”. O STF já negou um pedido de Bolsonaro quando ele foi convidado pelo primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, para uma visita até Israel. O ministro Alexandre de Moraes negou a devolução do passaporte.
Reforma tributária
Durante sessão do Senado Federal, o senador Oriovisto Guimarães (Podemos) manifestou preocupação com relação à regulamentação da reforma tributária em discussão no Senado. Na avaliação do parlamentar, a reforma proposta não simplifica o sistema tributário brasileiro. Segundo Oriovisto, o Brasil poderá figurar entre os países com as taxas de Imposto sobre Valor Agregado mais altas do mundo, com estimativas variando entre 26% e 28%.
Recompensa
O paranaense poderá ser recompensado financeiramente se fornecer informações à polícia, que contribuam para a prevenção, repressão ou solução de crimes no estado. A medida está prevista no Programa Estadual de Pagamento de Recompensas e avançou na sessão plenária de ontem (6) na Alep. A proposta determina que o pagamento só deverá ser efetuado após comprovação da utilidade da informação prestada.
Profissionais liberais
O MEI (Microempreendedor Individual) excluirá 15 profissões liberais de seu regime simplificado a partir de 1º de janeiro de 2025. A mudança afetará principalmente profissionais com formação superior que utilizam o sistema para obter CNPJ e formalizar seus negócios. Entre as categorias que deixarão de ter acesso ao regime estão advogados, arquitetos, médicos, dentistas, engenheiros, jornalistas e outros profissionais liberais.
Eleição Senado
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que o acordo para lançar a candidatura do senador Marcos Pontes (PL) à vice-presidência da Casa Alta está “quase certo”. O ex-chefe do Executivo afirmou que tem conversado com o senador e líder da Oposição no Congresso, Rogério Marinho (PL), e o favorito à presidência da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil), para emplacar o nome de Pontes para a 1ª vice-presidência.