A vida de um atleta requer muita determinação no dia a dia, com a dura rotina de treinamentos visando aperfeiçoar técnicas de sua modalidade. No entanto, alguns competidores acabam mudando de esporte no meio do caminho.
Vale destacar que a paixão pelos esportes está sempre presente em plataformas como a Novibet e entre os atletas profissionais, mas um caso específico chamou a atenção nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
O atleta dos Estados Unidos, Chase Budinger, defendeu o país no vôlei de praia. Porém, o que chamou a atenção é que ele é um ex-jogador da NBA, a principal liga de basquete do mundo.
Ex-jogador da NBA participa do vôlei de praia em Paris
O americano Chase Budinger disputou o vôlei de praia nas Olimpíadas ao lado de Miles Evans, mas deu o que falar pelo seu histórico, já que é ex-jogador da NBA. Vale destacar que ele chegou a ser eleito o MVP do High School All-American Basketball, em 2006, junto com Kevin Durant.
Defendendo as cores de Houston Rockets, Minnesota Timberwolves, Indiana Pacers e Phoenix Suns, Chase Budinger ficou na NBA entre 2009 e 2016. Foram 407 jogos, com uma média de 7,9 pontos, 3 rebotes e 1,2 assistências.
Ele chegou a disputar o torneio de enterradas no All-Star Game da NBA em 2012, mas teve uma carreira marcada por lesões. Em 2017, ele jogou no basquete espanhol, mas após uma temporada decidiu mudar de modalidade e foi para o vôlei de praia.
Em seu primeiro ano no vôlei de praia, chegou a ser eleito o novato do ano pela AVP, Associação de Profissionais do Vôlei, no circuito mais antigo dos Estados Unidos. Um ano depois ele ainda conquistou o título.
Ao lado de Evans, o ex-NBA foi pódio em três etapas do Circuito Mundial de Voleibol de Praia 2023, com um título e dois vices. Agora, aos 37 anos, Budinger se tornou o primeiro jogador a disputar a NBA e competir no vôlei de praia olímpico.
Durante o torneio, eles venceram dois jogos, todos por 2 a 0, sendo: os franceses Youssef Krou e Arnaud Gauther-Rat por 21-14 e 21-11, os austríacos Schubert e Hodges, também por 21-19 e 21-17.
Porém, nas oitavas de finais caíram para a dupla norueguesa, Sorum e Mol, também por 2 a 0, (21-16 e 21-14), encerrando sua participação na competição.
Atletas que mudaram de esportes
Chase Budinger não é o primeiro atleta profissional a se aventurar por outras modalidades. Inclusive, o maior jogador de todos os tempos da NBA, Michael Jordan, chegou a jogar uma temporada de Beisebol profissional, antes de retornar à NBA.
Ronda Rousey é outra grande atleta que mudou de esporte. Ela foi do judô, onde foi bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, para o MMA, se tornando uma das maiores lendas do UFC.
Usain Bolt, um dos maiores nomes da história do atletismo, decidiu realizar o sonho de ser jogador de futebol após encerrar sua história nas pistas. Ele chegou a jogar pelo Stromsgodset, da Noruega
Assim como os atletas, os apostadores podem usufruírem de várias modalidades e, para fazer palpites em esportes, aproveite o bônus Novibet. Basta ser maior de idade para criar a sua conta, mas sempre aposte com muita responsabilidade.