Nova Carlos Gomes

Pavimentação da Alexandre de Gusmão perto da conclusão

Na Rua Alexandre Gusmão, agora, trabalhos de pavimentação estão concentrados na “Praça do Maria Luiza”
Na Rua Alexandre Gusmão, agora, trabalhos de pavimentação estão concentrados na “Praça do Maria Luiza”

Cascavel – Com o retorno dos dias de sol e o clima contribuindo com os trabalhadores, as obras da “Nova Avenida Carlos Gomes” avançam, agora, com os trabalhos concentrados na Rua Alexandre de Gusmão que recebeu uma nova base para a nova pavimentação. Os trabalhadores e máquina estão na região da Praça do Bairro Maria Luiza e a previsão é de terminar os trabalhos já na próxima semana, se o tempo “colaborar”.

O secretário municipal de Serviços e Obras Públicas de Cascavel, Sandro Camilo Rocha Rancy, reuniu a imprensa na manhã de sexta-feira (19) para fazer um balanço sobre esta que a maior obra em andamento da cidade de um total de 49 frentes. A secretaria já realizou, ao todo, cinco medições e outras duas devem ser realizadas na próxima semana, sendo que no total, os trabalhos que iniciaram em setembro do ano passado chegaram a 17% do cronograma executado.  

Rancy frisou que a Alexandre de Gusmão precisa estar pronta para a abertura do viaduto que faz a nova transposição sobre a BR-277, ligando com a Rua Emílio Bautitz, que também deve passar por intervenção. Ele lembrou que já foram retirados os 38 superpostes que ficavam no trecho entre a Rua Cuiabá e a rotatória da Unioeste e a iluminação temporária da Carlos Gomes já funcionando plenamente, sendo que foram colocados apenas dois superpostes no Trevo da Carelli.

Canteiro central

“Estamos ainda no começo da obra, temos muita coisa a se fazer, as intervenções do canteiro central nós estamos planejando; não vamos retirar tudo de uma vez, nós vamos fazer isso de forma gradativa, justamente pela preocupação da retirada daquela mureta que precisamos de um cuidado redobrado, principalmente, para organizar o trânsito enquanto a obra segue e não permitir que acidentes aconteçam”, disse o secretário, que explicou que o trecho mais complicado será entre a Rua Cuiabá e o viaduto, devido ao funcionamento do comércio e a conexão com o Parque São Paulo.

Para isso, Rancy explicou que estão sendo feito estudos para conduzir os trabalhos com o menor impacto possível, inclusive foi cogitada a possibilidade de fechar todo esse trecho, mas não é possível pelos prejuízos que seriam gerados em todo comércio. “Por isso decidimos fazer em passos mais lentos, gradativos, principalmente esse trecho ali que é de grande comércio, que é uma região intensa, uma ligação entre o Parque São Paulo e o Maria Luiza”, descreveu.

“Queremos avançar a cada duas quadras, no máximo três, trabalhar naquela região e concluir o asfalto e já retirar o canteiro central, fazer o menor canteiro, já deixar todas as vias de rolamento prontas, justamente para ter o menor impacto possível com os contribuintes, com o comerciante, com os proprietários”, detalhou Rancy.

Viaduto de transposição

Sobre o novo viaduto, o secretário reforçou que a obra foi feita para melhorar a trafegabilidade da Avenida Carlos Gomes, mas que ele só será liberado quando ela estiver apta a receber esse trânsito. As obras do viaduto estão prontas e a empresa já entregou, o que está ainda faltando é a colocação das calçadas, mas que nesse caso não fazem parte deste contrato, mas, sim, do contrato da Carlos Gomes e que, por isso, não estão prontas.

“Não faz sentido liberar agora o viaduto sem a Alexandre de Gusmão estar então em condições de receber essa trafegabilidade, lembrando que nós vamos liberar o tráfico provisório de mão dupla sobre o viaduto, porque vamos iniciar as intervenções na Carlos Gomes, e vamos precisar então que Alexandre de Gusmão esteja totalmente liberada, fluindo, para que possa ser jogada a trafegabilidade de veículos da Carlos Gomes para Alexandre de Gusmão”, explicou.

Depois da pavimentação da Alexandre Gusmão estar concluída, o secretário informou que a empresa executará a pavimentação junto ao novo viaduto, onde o pequeno trecho da Rua Emílio Bautitz tem pavimento muito antigo e passará a receber um grande tráfego de veículos pesados e, por isso, será feita a remoção de toda camada antiga, quase 60 centímetros, para  execução de um asfalto mais reforçado.

A obra

As melhorias iniciaram no dia 18 de setembro do ano passado e o prazo de contratação é de 15 meses. Em todo o trecho que engloba 56 quadras a base do asfalto está sendo refeita, assim como toda a pavimentação, galeria de água pluvial e trocada a calçada para paver. O valor total de investimento é de R$ 51.144.674,40, pago com recursos que foram emprestados ao Município pelo Banco Fonplata por meio do PDU (Programa de Desenvolvimento Urbano).

A obra inclui ainda uma ciclovia, interligando com a Rua da Lapa e revitalização de um trecho da Rua Rio da Paz, local com intenso movimento de veículos próximo ao Terminal Sul. Além disso, está em processo de término a construção do novo viaduto sobre a BR-277, que também faz parte do PDU (Programa de Desenvolvimento Urbano) de Cascavel.

Fotos: Paulo Alexandre/O Paraná