Educação

Rede Municipal divulga calendário de matrículas para 2024

Rede Municipal divulga calendário de matrículas para 2024

Mais um ano letivo terminando e a Rede Municipal de Cascavel já organizou as datas para matrícula e rematrícula dos alunos que frequentarão as escolas municipais e Cmeis, em 2024. O levantamento dos alunos que estão cursando o último ano nos Cmeis e que ingressarão para o Infantil IV ou Infantil V em uma escola municipal já foi realizado e, nos próximos dias, as famílias deverão receber a Declaração de matrícula e frequência, com a escola definida para a matrícula, que para este público, acontecerá nos dias 9 e 10 de novembro. A novidade para este ano é a rematrícula online, que deverá ser efetivada pelo responsável do aluno, via Área do Aluno. Já para as matrículas novas, é importante que as famílias atentem-se às datas, de acordo com a idade da criança e o ano escolar que a mesma irá frequentar em 2024.

Rematrícula online
A rematrícula para todos os alunos já matriculados na Rede Municipal, seja em escola ou Cmei (com exceção dos alunos que passarão de Cmei para a escola), acontecerá de amanhã, 25 de outubro, até o dia 10 de novembro. Para isso, o responsável legal do aluno deverá acessar o link: https://www.areadoaluno.seed.pr.gov.br/ e escolher a opção matrícula online, onde fará a conferência e/ou atualização cadastral do aluno. Para garantir a disponibilidade de vaga escolar, é importante que o responsável legal realize esta etapa mesmo que haja a intenção de transferência do aluno para outra unidade escolar. Na mesma área, o responsável legal deverá enviar os documentos solicitados.

6º ano
Desde ontem (23) e até o dia 10 de novembro, acontecem as matrículas na Rede Estadual, para os alunos que estão deixando a Rede Municipal e ingressarão no 6º ano. Este processo acontece de forma online e as famílias estão sendo orientadas sobre como proceder.

Cmeis
Do dia 30 de outubro em diante, conforme encaminhamento do Cadun, serão realizadas as matrículas novas em Cmeis e CEIs conveniados ao município, para as turmas de Infantil/Infantil I, Infantil II, Infantil III e Infantil IV (Pré-escola I). Neste caso, as famílias com a crianças já cadastradas no Cadun, devem aguardar o contato do setor, informando sobre a vaga e sobre os próximos passos para a matrícula.

Pré-Escola
Nos dias 9 e 10 de novembro, como já informado, ocorrerão as matrículas para as crianças que este ano frequentam algum Cmei e que em 2024, ingressarão  no Inf. IV ou Inf. V de uma escola, e para os alunos que foram encaminhados pelo Cadun.

1º ano
As matrículas para o 1º ano, de alunos oriundos de CEIs ou de outra rede de ensino, acontecerão entre os dias 16 e 20 de novembro, diretamente na escola pretendida pela família.

Transferência
Nos dias 21 e 22 de novembro serão realizadas as matrículas por transferência de alunos que já são da Rede Municipal. Estes deverão apresentar, no ato da matrícula por transferência, a Declaração de Matrícula da escola de origem, sinalizando o ano que o aluno estará apto para frequentar em 2024. A partir do dia 1º de fevereiro de 2024, no retorno das atividades administrativas nas escolas, havendo vagas disponíveis, será dada continuidade às matrículas por transferência, bem como a efetivação das matrículas por transferência para alunos que nunca estudaram ou alunos oriundos de outros estados, municípios ou da Rede Privada.

Outras Redes de Ensino
As matrículas novas para alunos oriundos de outras Redes de Ensino que não as públicas, ou crianças que nunca estudaram, acontecerão a partir do dia 24 de novembro, havendo vaga na unidade pretendida, caso contrário, a família será direcionada à unidade escolar mais próxima, que dispuser de vaga.

EJA
As matrículas novas para o 1º  semestre de 2024, para alunos da EJA (Educação para Jovens e Adultos), ocorrerá a partir do dia 1º de dezembro, até o dia 1º de março de 2024. Podem se matricular para esta modalidade jovens e adultos com 15 anos ou mais que não estudaram ou não puderam terminar a primeira etapa do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano – antiga 4ª série).
Os interessados podem procurar a Secretaria de Educação ou qualquer uma das unidades que oferecem a EJA e realizar a matrícula:

– Centro Paulo Freire, Rua Presidente Juscelino Kubitscheck, 373 – Alto Alegre; Atende manhã, tarde e noite;
– Escola Aníbal Lopes da Silva, Rua Siriema, 234 – Floresta; noturno
– Escola Francisco Vaz de Lima, Avenida Interlagos, 541 – Interlagos; noturno;
– Escola Maria Tereza Abreu de Figueiredo, Rua Xavantes, 1389 – Santa Cruz; noturno;
– Escola Neiva Ewald, R. Emílio de Menezes, 290 – Jardim Presidente;
– Escola Profª Maria Aparecida Fagnani Soares, Rua Caieiras, 282 – Conjunto Riviera; noturno;
– Escola Profª Maria dos Prazeres Neres da Silva, Rua André de Barros, 849 – Jardim União; noturno;
– Escola Zumbi dos Palmares, BR 277 – Km 572; noturno.

Tempo Integral
Dos dias 5 a 9 de fevereiro de 2024, desde que todos os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental estejam devidamente matriculados, serão realizadas as matrículas para a ETI (Educação em Tempo Integral, nas escolas que têm previsão de abertura de turmas nesta modalidade.

Importante
Vale sempre lembrar que as crianças que iniciarem 2024 com 4 anos completos ou a completar até o dia 31 de março de 2024, obrigatoriamente, deverão ser matriculadas em uma unidade escolar, pois já são público-alvo da educação escolar obrigatória.

Além disso, é importante já organizar a documentação necessária para as matrículas, pois mesmo que a família ainda não tenha todos os documentos necessários, será concedido um prazo para a regularização da documentação e caso o prazo não seja cumprido, poderá ser encaminhado para o Conselho Tutelar. Portanto, para o ato da matrícula, é importante estar munido com a original e a cópia da certidão de nascimento da criança e RG da mesma, quando houver; comprovante recente de endereço (da concessionária de energia elétrica), em nome de um dos pais e quando em nome de terceiro, deverá ser apresentado outro comprovante junto, em que conste o nome de um dos pais ou responsável legal da criança; Declaração de Vacinação, documento fornecido pelas unidades de saúde e que atesta que a criança está com as vacinas em dia; CPF e RG dos pais ou responsável legal (Original e cópia).

No caso das matrículas em Cmeis, também é preciso apresentar a Declaração de existência de vaga, expedida pelo Cadun e que foi entregue à família, no momento em que foi disponibilizada a vaga.

Fonte: Secom