STTUTGART – Para ajudar a acabar com a busca por vagas de estacionamento nas ruas de cidades congestionadas, os carros da Mercedes-Benz começarão a avisar uns aos outros quando houver um espaço livre.
Os motoristas muitas vezes passam por vagas vazias quando não estão procurando lugar para estacionar, e essa informação será ?anotada? pelo carro e carregada no sistema para ajudar os demais, segundo um projeto piloto realizado em Stuttgart, Alemanha, entre a Mercedes e a fornecedora de peças Bosch, anunciaram as duas empresas na última sexta-feira.
Diversas fabricantes de veículos estão buscando formas de reduzir o tempo e o estresse gerados pela tarefa ? às vezes árdua ? de encontrar uma vaga, que também é uma carga para as cidades, porque a busca aumenta o congestionamento e a poluição dos veículos que dão voltas em busca de um espaço disponível.
O serviço ParkNow, da BMW, permite que os motoristas façam reservas em estacionamentos e paguem as vagas nas ruas por meio de um aplicativo. No ano passado, a Siemens esboçou um sistema que usa radares montados em postes de luz para fornecer informação sobre espaços disponíveis.
PROJETO EM FASES
A transformação dos carros em buscadores de vagas de estacionamento faz parte de um conjunto mais amplo de ideias da empresa controladora da Mercedes, a Daimler, para ajudar os motoristas a economizarem tempo.
O teste de estacionamento de Stuttgart aproveita os sensores de ultrassom do sedã Mercedes Classe E, que podem identificar vagas de estacionamento grandes o suficiente para o veículo. Os carros do projeto piloto coletarão informações sobre vagas quando passarem por elas a velocidades de até 55 quilômetros por hora.
Em um primeiro passo, o sistema compartilhará informações sobre a probabilidade de encontrar um espaço em uma rua particular. A segunda fase do projeto se concentra no compartilhamento de informações em tempo real sobre a localização e o tamanho exatos das vagas para criar uma mapa de estacionamentos digital que pode ser exibido no carro, explicou a Mercedes.
?Quase todos os nossos carros Mercedes-Benz estão conectados?, disse Sajjad Kahn, chefe de veículos digitais e mobilidade da montadora, em comunicado. ?Se um carro também tem os sensores corretos, a lógica é tentar usar os dados gerados ao dirigir para ajudar a acelerar a busca por uma vaga de estacionamento?.