Cotidiano

Santa Terezinha é o 2º município mais eficiente

O levantamento foi realizado em parceria com o Instituto de Pesquisas Datafolha

Santa Terezinha – Depois de figurar como a terceira cidade do Paraná com os melhores indicadores de gestão fiscal, em levantamento do Índice Firjan de Gestão Fiscal, divulgado em 2015, Santa Terezinha de Itaipu aparece novamente em posição de destaque no cenário estadual. Dessa vez, em estudo recente divulgado pelo maior jornal do País, a Folha de São Paulo, que aferiu o Ranking de Eficiência dos Municípios.

O levantamento foi realizado em parceria com o Instituto de Pesquisas Datafolha. A ferramenta possui indicadores da educação, saúde e saneamento básico. O REM mostra quais municípios brasileiros conseguem melhores resultados nessas áreas, gastando menos. Dos 399 municípios paranaenses, Santa Terezinha figurou na posição 36, e entre os 5.2 mil municípios estudados no Brasil, ocupou a posição 652. No Oeste, conquistou o segundo melhor resultado.

Carimbada com o índice “eficiente”, Santa Terezinha obteve avaliação 0.529, em nota que vai de 0 a 1. A média brasileira é de 0.509. Na educação e saneamento, o município ficou bem acima da média nacional, com 0.759 e 0.724, respectivamente. A pesquisa mostra que 29% da receita municipal vai para a educação, 27% para a saúde e 4% para o legislativo.

“A avaliação confirma o comprometimento da gestão municipal com o controle das contas públicas, medida importante que possibilitou ao município, mesmo em época de recessão e crise, manter os investimentos necessários não só nas áreas avaliadas pela pesquisa Datafolha, mas em todos os setores da administração”, afirma o secretário Municipal da Fazenda, Adolfo Outa.