Política

Informe da redação do dia 22 de dezembro de 2020

Oeste mais forte

O industrial Rainer Zielasko (foto), executivo da Fiasul Indústria de Fios, de Toledo, foi eleito presidente do POD (Programa Oeste em Desenvolvimento) para o próximo biênio. Integrarão a diretoria, como primeiro e segundo-vice-presidentes, Elias José Zydek, diretor da Frimesa, de Medianeira, e Alci Rotta Junior, representante da Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná).

 

Voos

Foz do Iguaçu deve receber voos da Itapemirm, nova empresa aérea que inicia suas operações a partir do dia primeiro de março de 2021. A proposta da companhia é ter aviões com menos gente e mais espaço. Outras cidades que deverão ser atendidas pela nova companhia aérea: São Paulo, Ribeirão Preto (SP), Presidente Prudente (SP), Rio de Janeiro, Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Foz do Iguaçu (PR), Florianópolis (SC), Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Goiânia (GO).

 

Intenção de compra

O Município de Itaipulândia enviou para o Instituto Butantan (São Paulo) um protocolo de intenção para a compra de vacinas da covid-19. O documento foi assinado por Paulo Carvalho, secretário de Saúde, e pela prefeita Cleide Prates. A ação repete o que feito por Cascavel na semana passada e não obriga o Município a adquirir o produto, apenas coloca Itaipulândia à frente na fila de espera e abre caminho para que o processo de vacinação inicie logo, assim que aprovada pela Anvisa.

 

Vítimas de violência

Os vereadores de Cascavel aprovaram ontem o Projeto de Lei 88 de 2020, proposto pelo vereador Pedro Sampaio (PSC), que trata da reserva de 1% das casas populares para mulheres vítimas de violência doméstica. A ideia é garantir 1% do total das casas populares a serem construídas pelo poder público municipal – seja com recursos livres, seja por meio de convênios – para mulheres vítimas de violência doméstica que residam em Cascavel há mais de dois anos.

 

Pedágio 50% mais barato

Líder do Governo na Assembleia Legislativa, o deputado Hussein Bakri (PSD) diz que encerra 2020 com o sentimento de dever cumprido. O parlamentar destaca que a Casa teve papel fundamental para garantir agilidade na implementação das medidas de combate ao coronavírus no Paraná em várias frentes: salvar vidas, manter empregos e auxiliar os mais vulneráveis. Em entrevista à ADI, Bakri destaca a briga pela redução das tarifas de pedágio na próxima concessão: “As novas concessões terão de baixar o preço em até 50% e garantir a execução das obras nos primeiros anos do contrato. Os deputados e o governo não abrirão mão disso”. Clique aqui e confira a íntegra da entrevista.