Curitiba – O Sebrae/PR, com apoio da Adapar, vai capacitar representantes dos municípios e pequenos empresários para a obtenção do Susaf-PR (Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte no Estado do Paraná). O selo Susaf-PR permitirá a agroindústrias familiares, de pequeno porte e produções artesanais comercializarem produtos como industrializados coloniais, derivados de carne, leite, pescado, ovos e mel nos municípios do Estado.
Para que os pequenos negócios possam obter o selo, cada município deve aderir ao Sistema. Até agora, cinco cidades paranaenses já conseguiram: Francisco Beltrão, Cascavel, Santa Helena, Mauá da Serra e Salgado Filho.
Para isso, é necessário cumprir uma série de requisitos e ações de inspeção sanitária e de fiscalização dos produtos. Para obter a certificação, os estabelecimentos devem estar registrados no SIM (Serviço de Inspeção Municipal) e solicitar a indicação por meio desse serviço (após a adesão do município). Somente os estabelecimentos que atendam às exigências legais serão indicados pelo Serviço de Inspeção Municipal.
Nos dias 27 e 28 de outubro, o Sebrae fará palestras de sensibilização para as prefeituras, gratuitamente, pelo link https://bit.ly/30BZMW2. No dia 29, será direcionado para empresários com explicações sobre o processo e as vantagens de adesão ao programa. As inscrições podem ser feitas no https://bit.ly/2HQTsmS.