Cotidiano

Após protestos, governo recua e libera comércio de Cidade do Leste para funcionar

A fronteira com o Brasil permanece fechada

Após protestos, governo recua e libera comércio de Cidade do Leste para funcionar

O comércio de Cidade do Leste, no Paraguai, está liberado para funcionar das 5h às 17h de segunda a sexta e das 5h às 16h aos sábados. É o que ficou decidido, após reunião no início da tarde desta quinta-feira (30) entre representantes do Poder Executivo com o governador de Alto Paraná, o prefeito de Cidade do Leste, Miguel Prieto, e outras autoridades. Para que o comércio possa funcionar, os controles sanitários deverão ser rigorosamente cumpridos. A fronteira com o Brasil e a Ponte da Amizade permanecem fechadas.

O ministro da Saúde, Julio Mazzoleni, explicou que restaurantes, academias e atividades de lazer serão restritas durante estas duas semanas. Somente o serviço de entrega em domicílio será permitido.

A decisão para que a quarentena na região fosse flexibilizada veio após manifestações ocorridas na noite de quarta-feira (29), no centro de Cidade do Leste, próximo à aduana paraguaia, na Ponte Internacional da Amizade. Durante os protestos, houve princípios de incêndio em um caminhão e confrontos com a Força Nacional do Paraguai. A região vem sofrendo forte crise econômica por conta do fechamento da fronteira, com milhares de demissões ocorridas durante a pandemia do novo coronavírus.

A proposta do governador e da prefeitura foi aprovada e as atividades laborais estão permitidas, desde que fora do horário autorizado as pessoas cumpram o isolamento obrigatório.

O alto índice de contágios e a saturação dos hospitais da região foram os motivos para que o Governo determinasse o retrocesso na quarentena, em Alto Paraná.

Fonte: Portal da Cidade de Foz