VARIEDADES

O que é o estilo de vida minimalista e como inserir a prática no dia a dia

Entenda a importância de colecionar experiências significativas, viver com o essencial e diminuir os excessos com o minimalismo

estilo de vida minimalista
Entenda a importância de colecionar experiências significativas, viver com o essencial e diminuir os excessos com o minimalismo

O estilo de vida minimalista tem ganhado cada vez mais adeptos nos últimos anos, à medida que as pessoas buscam uma vida mais simples e focada em propósitos genuínos. Essa filosofia é baseada na ideia de viver com o essencial, eliminando o excesso de bens materiais e priorizando experiências e relacionamentos significativos.

Essa tendência ganhou força por conta das amplas reflexões sobre o consumismo desenfreado e todos os malefícios relacionados a ele. Quer entender mais sobre o tema e como ele pode fazer parte da sua vida? Acompanhe a leitura!

O que é o estilo minimalista?

Você, certamente, já se deparou com itens que comprou e nunca usou, teve que jogar algo que venceu no lixo por ter adquirido em altas quantidades, encontrou peças ainda com etiquetas no seu guarda-roupas, ou se perguntou “por que eu comprei isso?”.

Em um mundo onde somos constantemente bombardeados por excessos e distrações, o minimalismo propõe um retorno ao básico, focando no que realmente importa e eliminando o supérfluo.

Ao desapegarmos do exagero material, podemos nos concentrar no que realmente importa: cultivar relacionamentos saudáveis, aproveitar experiências enriquecedoras e encontrar a verdadeira felicidade nas coisas simples da vida.

Essa tendência tornou-se popular com a adoção do estilo de vida por parte de personalidades como o bilionário e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, por exemplo. Além disso, muitas produções já estudam e repercutem o tema, como o filme “Minimalismo Já”, disponível na Netflix, e tantos outros.

Como integrar o estilo de vida minimalista ao dia a dia?

Adotar o estilo de vida minimalista pode parecer assustador no início, mas, na verdade, é uma jornada libertadora e gratificante. Comece avaliando o que você possui e identificando o que realmente lhe traz felicidade e utilidade.

Desapegue do que não é essencial e aprenda a viver com menos. Além disso, simplifique seus compromissos e atividades diárias, priorizando apenas aqueles que são verdadeiramente significativos.

Opte sempre pelo consumo consciente e por práticas sustentáveis, evitando as compras impulsivas e o consumo desenfreado. Outra mudança está relacionada ao nosso modo de pensar, pois é preciso alinhar escolhas e atividades com valores e propósitos pessoais.

A chave para tudo isso consiste na simplificação da vida. Ou seja, reduzir a complexidade, o estresse e as distrações para dedicar mais tempo e energia ao que realmente importa.

4 dicas para adotar os princípios do minimalismo na sua vida

Ao simplificar nossas rotinas e nos concentrarmos no que é essencial, abrimos espaço para mais felicidade, liberdade e realização. Portanto, que tal começar com algumas atitudes como:

  1. Desapegar do excesso: doe, venda ou descarte itens que você não usa ou não precisa mais. Lembre-se de que menos é mais!
  1. Organizar e descomplicar: mantenha sua casa e sua vida organizadas e livres de bagunça. Opte por espaços limpos e funcionais.
  1. Priorizar experiências: ao invés de acumular bens materiais, invista em experiências que enriqueçam sua vida. Por exemplo, procurar uma casa para alugar para ter a liberdade de morar em diferentes locais, viajar apenas com o necessário, sair para lugares mais baratos, etc.
  1. Valorizar o tempo: dedique-se para atividades que trazem alegria e realização, como passar tempo com entes queridos, praticar hobbies e cuidar de si mesmo. Cultive relacionamentos saudáveis e positivos.

Crédito: Divulgação/Foto: iStock