Variedades

21 de setembro - Dia Mundial do Alzheimer

Para a conscientização dos aspectos emocionais de quem tem a doença e da família que está por perto, a dica de leitura é o livro Ausência

A obra trata dos problemas enfrentados por um paciente, médico e familiares em relação ao Alzheimer.

Ele vai perder a memória, mas é da importância de criá-las que este livro trata

A editora Edipro relança Ausência, obra da escritora brasileira especialista em desenvolvimento pessoal e aconselhamento biográfico Flávia Simonelli, que traz para a literatura uma das doenças mais temidas da feliz idade, o Alzheimer

“O que eu seria se minha biografia desaparecesse da minha mente, apagando todas as pessoas, os lugares, os conhecimentos?” Essa foi a pergunta que deu início ao processo criativo de Ausência.” As histórias vividas compõem a essência existencial das pessoas e as memórias preservam identidades. Como continuar a viver sem lembrar-se de quem é?

A emocionante narrativa contada em Ausência relata o grande encontro entre: Daniel, um neuropsiquiatra; Ervin de Apolinário, um conceituado professor universitário, com Alzheimer; e sua filha, a psicóloga Natasha. Uma trama emocionante que destaca os aspectos emocionais vividos por todos aqueles envolvidos pela doença: pacientes, familiares, equipe médica.

Ervin se vê aos poucos perdendo toda a sua bagagem cultural, acadêmica e suas referências sobre si mesmo, o que lhe causa muito sofrimento e produz muitas dificuldades.

Daniel atende e acompanha os progressos do distúrbio de Ervin, porém a doença neurodegenerativa o faz reviver dolorosas lembranças do passado, a convivência com a avó, acometida pela mesma enfermidade. Como se essa carga emocional não bastasse, Daniel se envolve em uma paixão obcecada por Natasha, filha do paciente, que poderá desestruturar sua dinâmica familiar e seu casamento.

Um encontro de personagens aparentemente situados em lados opostos do distúrbio, mas que partilham mais do que se pode esperar. Dramas pessoais, dificuldades éticas e existenciais se entrelaçam nesta comovente reflexão sobre o papel da memória na existência.

Sucesso de vendas no Brasil (já em sua terceira edição) e na Itália, a obra aborda o caráter dinâmico e efêmero da vida. A autora escreveu o romance a partir da compreensão da dificuldade de ver quem ama ir embora aos poucos, do inconformismo de perder uma pessoa que continua viva. Flávia constatou a importância de criar memórias e estar verdadeiramente presente nos momentos especiais da vida.

Ausência é um romance essencialmente humano, que proporciona aos leitores uma reflexão e uma releitura sobre a forma de ver a vida, e os faz pensar sobre as ausências que experimentam e aquelas que proporcionam, nas próprias memórias e nas vidas de quem amam.

Sobre a autora: Flávia Cristina Simonelli é aconselhadora biográfica e escritora. Graduada em Letras e Administração pela USP, interessou-se pela terapia holística, tendo se dedicado às técnicas de desenvolvimento pessoal e transformação interior. Com formação em Pedagogia curativa e Terapia social, é estudiosa da Antroposofia, especializada em Aconselhamento biográfico. Atualmente se dedica à formação em Aconselhamento sistêmico. Como escritora, é autora dos romances A Porta, publicado em 2007; Paixão e Liberdade, em 2011; e Ausência, que chega aos leitores, já em sua 3ª edição, em 2017.

Ficha técnica:

Editora: Via Leitura

Gênero: Literatura

Preço: R$ 43,00