Saúde

Sesa envia equipamentos para Assis

Equipamentos darão suporte a hospital que tem ficado sem vagas de UTI

Foto: SESA
Foto: SESA

Assis Chateaubriand – A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) enviou 14 monitores e 14 ventiladores para Assis Chateaubriand nessa sexta-feira (11). Os equipamentos irão viabilizar a abertura de 14 novos leitos de UTI no Hospital Beneficente Moacir Micheletto, para atendimento exclusivo aos pacientes suspeitos e/ou confirmados com a covid-19.

“Esses equipamentos fazem parte do conjunto de ações que a Sesa tem realizado diariamente para disponibilizar o maior número de leitos possíveis em todo o Paraná. A estimativa é de que em até cinco dias esses leitos já estejam em pleno funcionamento. O governo está fazendo um grande esforço para abrir novos leitos, mas a população precisa evitar aglomerações, manter o distanciamento, usar máscara, higienizar aos mãos e usar o álcool em gel”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Nas últimas três semanas, a Sesa reativou 803 leitos exclusivos covid-19, que haviam sido fechados quando a pandemia deu uma aliviada. São 225 de UTI e 578 de enfermaria.

Além dos 14 leitos de Assis, está prevista a ampliação de mais 12 leitos de UTI e 18 de enfermaria até a próxima terça-feira (15).

Leitos Covid

Atualmente, o Paraná soma 1.118 leitos de UTI adulto, 1.684 enfermarias e 22 UTIs e 34 enfermarias pediátricas.

Desde o início da pandemia, mais de 32 mil paranaenses foram atendidos nessas unidades.

Nessa sexta-feira (11), a taxa de ocupação de leitos de UTI adulto era de 87% e 67% nas enfermarias em todo o Paraná.