SAÚDE

LIRAa aponta risco médio para infestação em surto de Chikungunya com 779 casos

Saiba mais sobre o resultado do 2º LIRAa em Cascavel e o risco de infestação do mosquito Aedes Aegypti na cidade - Foto: Secom
Saiba mais sobre o resultado do 2º LIRAa em Cascavel e o risco de infestação do mosquito Aedes Aegypti na cidade - Foto: Secom

Cascavel e Paraná - A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou nesta quinta-feira (27) o resultado do 2º LIRAa (Levantamento de Índice Rápido e Amostral do mosquito Aedes Aegypti), que foi realizado nesta semana, de segunda a quarta-feira, quando foram vistoriados 4.795 imóveis. O índice geral fechou em 2,9%, o que significa médio risco de infestação, mas acima do preconizado pelo Ministério da Saúde é de que fique abaixo de 1%, que seria o ideal.

A porcentagem é menor do que o primeiro ciclo realizado no mês de fevereiro que foi de 4,8%. No entanto, em algumas localidades o índice ficou bem acima do geral, 5,1% nos bairros Pacaembu, Cascavel Velho, Jardim Itália I e II, Veneza, Presidente, Faculdade II, Aquarela, Veredas, Cajati, Esmeralda, Siena, Santos Dumont, Aeroporto, Guarujá, Quebec, 14 de Novembro, Vila Dione, Pioneiros Catarinense, Palmeiras I, Alto Alegre, Santo Onofre, Santa Cruz I e II, Paulo Godoy e Angra dos Reis.

De acordo com a Sesau, mesmo com a redução do índice, existe uma grande preocupação com o mosquito, já que a condição climática de chuvas e altas temperaturas favorece a proliferação do mosquito. Eles alertam que é fundamental que a população redobre os cuidados, sendo necessária a faxina semanal, não deixando locais que possam acumular água, ou seja, é o momento propício para fazer a limpeza com água e sabão de todos os depósitos fixos, bebedouros de animais, vasos de plantas, etc.

Também é necessário eliminar qualquer ovo depositado, realizar o descarte adequado de todos os lixos orgânicos e recicláveis, evitando que se tornem possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Atualmente a cidade conta com 44 casos positivos de dengue. 

Surto de Chikungunya

O maior problema de saúde pública enfrentado atualmente é o surto de Chikungunya que teve no boletim desta semana subiu de 633 para 779 casos da doença. A maioria dos casos está concentrada na Região Norte, sendo 219 no Brasmadeira, 138 Interlagos, 76 Floresta, 71 Brasília e no Morumbi e 70 no Periollo, ou seja, mais de 80% dos casos confirmados na cidade, que tem ainda casos espalhados em outras regiões.

Coleta de lixo

Para ajudar no recolhimento de lixo que pode vir acumular água, a Sesau  está disponibilizando a colocação de caçambas em diversos pontos da Região Norte, com objetivo de auxiliar  e viabilizar os moradores o descarte de lixo que podem acumular água de forma correta, mas para isso, é necessário que as pessoas tenham a consciência de manter a sua casa, o terreno baldio ao lado e o bairro todo limpo, para evitar que mais pessoas fiquem doentes. Também existe disponível à população de forma gratuita a coleta de volumosos. Para agendar a coleta, é só ligar nos telefones 3902-1392 e 3902-1383 ou enviar mensagem via WhatsApp (45) 99146-1501.