Saúde

Covid-19: Nova variante  recombinante em São Paulo é identificada pelo Butantan

Vacinação e cuidados básicos continuam sendo fundamentais no combate à Covid-19

Covid-19: Nova variante  recombinante em São Paulo é identificada pelo Butantan

 

São Paulo – O Instituto Butantan divulgou ontem (17) que identificou mais um caso de variante recombinante do vírus SARS-Cov-2, que causa a Covid-19, em São Paulo. Dessa vez, a variante XG foi encontrada em amostras coletadas de uma mulher de 59 anos, moradora do bairro da Penha, na capital paulista. Não há informações sobre os sintomas, nem se a paciente estava vacinada ou se ela tem histórico de viagem.

A XG é uma variante recombinante das linhagens BA.1 e BA.2 da cepa Ômicron. Ela tem a mesma combinação da variante XE, mas as mutações são diferentes. A maior parte dos casos de infecção pela XG foi registrada na Dinamarca e, por enquanto, não há motivos de preocupação sobre a sua disseminação.

Gabriela Ribeiro, que trabalha com bioinformática na Rede de Alerta de Variantes do Instituto Butantan, disse em nota divulgada pelo instituto que

“todas as variantes recombinantes ainda necessitam de mais atenção nesta questão de disseminação. Há no mundo apenas 205 sequências da XG e isso é pouco em relação à população mundial e ao número de variantes que estão circulando”.

Este foi o terceiro caso de uma variante recombinante identificada em São Paulo.

 

Variantes

Uma variante recombinante é uma cepa que surge quando há uma mistura ou recombinação de material genético de duas ou mais linhagens ou sublinhagens do vírus. Para que isso ocorra, é preciso que uma pessoa contraia pelo menos duas linhagens do vírus ao mesmo tempo.

Até o momento, múltiplas variantes recombinantes foram detectadas em circulação no mundo, podendo ser reconhecidas pela letra X em seu nome. As linhagens recombinantes mais recentes vão de XD, mais popularmente conhecida como deltacron, seguindo em ordem alfabética até XW.

 

AEN

 

Cronograma de vacinação em Cascavel

 

A vacinação contra a Covid-19 tem um novo cronograma para esta semana. As aplicações das vacinas acontecem nas unidades de saúde, inclusive nas do interior, sempre das 8h às 16h. A terceira dose para o público geral acima de 18 anos pode ser tomada em qualquer uma das unidades, com exceção da Tio Zaca. A dose é aplicada quatro meses após a segunda dose.

A segunda dose da Coronavac, para o público geral acima de 12 anos, será aplicada exclusivamente na Unidade de Saúde da Neva. Já a segunda dose da Astrazeneca ocorre na unidade do São Cristóvão. Por fim, a segunda dose da Janssen, tem exclusividade no posto de saúde do Aclimação.
Para o público infantil, o foco das aplicações será na quinta e sexta-feira. As doses de Pfizer pediátrica, ocorrem exclusivamente nas unidades do Aclimação, Interlagos e Nova Cidade. Já as segundas doses da Coronavac, seguem disponíveis em todas as unidades de saúde.

A quarta dose para idosos acima de 60 anos, que é aplicada quatro meses após a terceira dose, também está disponível nas unidades de saúde.

O Município já aplicou 685.560 doses.