Começou nesta quarta-feira (3) a vacinação contra a covid-19 para idosos com 80 anos ou mais, em Cascavel.
O grupo não precisa de agendamento e a imunização acontece pelo sistema Drive-Thru. O recomendado é que alguém da família leve o paciente para garantir mais agilidade do processo.
“A vacina é tranquila demais, importante que todos se protejam e continuem os cuidados com a saúde”, disse o aposentado Ivo Pegorini, 84 anos que se vacinou logo no inicio da manhã.
“Vamos continuar usando máscara independente da vacina” deu o recado dona Rosinha Olivia Vieira.
O prazo para esse público acaba na sexta (5), mas a tendência é que as doses terminem antes. A saúde tem expectativa de receber 3.200 idosos entre 80 e 84 anos.
A vacinação dos trabalhadores da saúde também foi reiniciada na segunda-feira (1/3) no Centro de Eventos de Cascavel onde fica a Central de Vacinação, porém os profissionais recebem a dose dentro do pavilhão.
“Nós temos dois caminhos: um deles é a vacina, mas enquanto isso não chegar para todos, outra ferramenta é disciplina, solidariedade, coletividade. A velocidade do vírus é muito maior que qualquer ação, nossas UPAs e hospitais estão lotados. De forma respeitosa, façam a sua parte”, pede o prefeito Leonaldo Paranhos que acompanhou a vacinação na manhã de hoje.
Foram convocados trabalhadores de serviços de saúde que ainda não receberam a primeira dose e atuam clínicas médicas, odontológicas. O prazo para tomar a dose termina sexta.
De acordo com a Secretaria de Saúde (SESAU), a expectativa de imunizar mais ou menos 3.200 idosos nesse grupo acima de 80 anos.
Até o último balanço realizado na terça-feira 15.896 pessoas tomaram a primeira dose e 5.344 a segunda dose.
O atendimento é das 8h às 17h.
SUPERLOTAÇÃO
Diante da situação dos leitos de Cascavel, o prefeito anunciou a vinda do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que confirmou agenda em Cascavel na próxima quinta-feira (4).
O prefeito conduzirá a visita do ministro a uma das UPAs, ao Centro de Vacinação covid e à obra do Cisop.
Ao longo da última semana, Paranhos já havia solicitado ao ministro 15 novos respiradores e monitores, que prontamente liberados já estão sendo instalados na cidade. Na pauta de trabalho, um novo pedido de equipamentos para ampliação de UTIs e uma remessa extra de vacinas contra a covid-19, à população para Cascavel.