Saúde

Após registro de sarampo em Santa Helena, município alerta para importância da segunda dose da vacina

Caso o paciente verifique a falta da segunda dose dessa vacina, ela pode procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima da residência.

vacina polio
Cerca de 1,6 mil salas de vacinação estarão abertas e mais de 9 mil profissionais da saúde participarão do movimento

Após vários anos, o município de Santa Helena registrou nesta semana um caso positivo de sarampo. Uma jovem  de 20 anos que contraiu a doença em Curitiba. Conforme a responsável pela Vigilância em Saúde, Rosângela Disarz, o primeiro exame coletado ainda em janeiro, deu como indeterminado, o que levantou a hipótese de dengue já que os sintomas são parecidos.

Num segundo exame, a jovem testou positivo para sarampo.

“Ela retornou de Curitiba com vários sintomas que se confundiam, mas a confirmação foi realmente do sarampo, felizmente ela já superou a doença e está curada”, explica Rosângela.

Esse caso só foi registrado em virtude da falta da segunda dose da vacina. Caso o paciente verifique a falta da segunda dose dessa vacina, ela pode procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima da residência.

Para alertar a população, o município criou uma campanha publicitária que alerta sobre os perigos da doença e também sobre a importância de tomar a segunda dose da vacina.

Fonte: O Presente