DENGUE

4º LIRAa: Saúde vai vistoriar mais de 4,7 mil casas em Cascavel

Foto: Arquivo/Secom
Foto: Arquivo/Secom

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, dará início ao 4º LIRAa (Levantamento de Índice Rápido e Amostral para Infestação de Dengue) a partir de segunda-feira (4) até quarta-feira (6), em Cascavel. Durante este período, os agentes de endemias realizarão vistorias em 4.741 imóveis para identificar focos do mosquito Aedes aegypti.

Infestação no último levantamento

No ciclo anterior, realizado em março de 2024, o índice de infestação registrado no Município foi de 1,5%, considerado de médio risco. O Ministério da Saúde preconiza um índice de até 1% para controle ideal.

Locais de vistoria e metodologia de coleta

As inspeções serão realizadas em quarteirões previamente sorteados, que abrangem 122 localidades cadastradas no Programa de Controle de Endemias, o que garante a cobertura em todos os bairros de Cascavel.

Durante o LIRAa, a metodologia inclui a coleta de larvas em 100% dos depósitos encontrados nos imóveis. O resultado permite não apenas quantificar as amostras, mas também identificar o tipo de criadouro. Também, o que contribui para a análise detalhada das áreas de maior prevalência de focos. Mesmo imóveis já vistoriados recentemente serão inspecionados novamente para garantir a atualização dos dados.

Colaboração da comunidade é essencial

A Secretaria de Saúde pede a colaboração dos moradores para receber os agentes de endemias e facilitar o processo de vistoria. Portanto, a conscientização e apoio da comunidade são essenciais para garantir a eficácia das ações de prevenção.

Importância do levantamento para ações de combate à dengue

A atividade do LIRAa é fundamental para atualizar o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti no Município. Ademais, a partir dos dados obtidos, a Secretaria de Saúde, através do Setor de Controle de Endemias, poderá planejar ações específicas e intersetoriais nas áreas de maior risco, focando na eliminação dos focos do mosquito.

Situação atual e responsabilidade coletiva

Atualmente, no ano epidemiológico 2024/2025, já foram confirmados 13 casos de dengue em Cascavel. Isto no período de 28 de julho a 26 de outubro de 2024. Portanto, a luta contra a dengue é uma responsabilidade compartilhada entre o setor público e a comunidade. Por fim, o combate ao mosquito depende do cuidado de todos para evitar a proliferação do Aedes aegypti e reduzir o risco de novas infecções.

Fonte: Secom