A 10ª Regional de Saúde confirmou nesta terça-feira (17), que a morte de uma menina de 3 anos ocorrida ontem, no HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná), foi mesmo pela Covid-19.
Ela era moradora de Boa Vista da Aparecida e tinha cardiopatia como comorbidade. A deficiência de sinais respiratórios teve início na quinta-feira (12 de outubro). “Dentro das investigações prévias que fizemos, a gente está considerando esse caso como, infelizmente de óbito por Covid. Essa é uma criança que tinha comorbidade, ela era acompanhada pelo serviço de saúde. A gente acredita que talvez essa comorbidade possa ter contribuído para esse desfecho”, o coordenador de imunização da 10ª Regional de Saúde de Cascavel, comenta Daniel Fontoura Loss.
Notícias relacionadas
Criança morre no HUOP e suspeita é de Covid-19
Covid muda programação das finais do Handebol em Cascavel
Segundo informações, a criança recebeu a primeira dose da vacina em junho deste ano. De acordo com a 10ª Regional de Saúde, o calendário nessa faixa etária prevê duas doses. Os familiares não acreditam que a causa da morte tenha sido por Covid-19, questionando o resultado do teste rápido. Esse foi o 18º óbito de Covid-19 registrado pela 10ª Regional de Saúde, em uma área de abrangência de 25 municípios.
A Covid-19 é a doença causada por um novo coronavírus denominado SARS-CoV-2. A Organização Mundial da Saúde (OMS) tomou conhecimento deste novo vírus em 31 de dezembro de 2019, após receber a notificação de um grupo de casos de “pneumonia viral” em Wuhan, na República Popular da China.
Em 26 de Fevereiro de 2020, o Brasil registrou o primeiro caso de coronavírus. Os exames confirmaram a morte de um morador de São Paulo, de 61 anos e que esteve na Itália a trabalho. Foi o primeiro registro da doença na América Latina.
DA REDAÇÃO