Condenados
O Tribunal de Contas da União condenou o ex-procurador, Deltan Dallagnol, e o ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pelo modelo de gestão das contas da força-tarefa da operação Lava Jato. O relator, Bruno Dantas, considerou as contas irregulares, e votou por condená-los a ressarcir R$ 2.831.808, além de multa. A decisão da 2ª Câmara foi unânime, sendo acompanhado por quatro outros ministros com direito a voto.
Inelegíveis
Com a decisão, tanto Deltan que é pré-candidato a deputado federal pelo Paraná e Janot, podem ficar inelegíveis, contudo, da decisão cabem recursos suspensivos. A defesa de Deltan Dallagnol alegou que ele não ordenou a criação da força-tarefa e nem seu sistema de funcionamento, além disso, não se valeu de nenhuma diária, visto que morava em Curitiba.
Contas desaprovadas
O vice-presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Bruno Dantas, entregará hoje (10), ao TSE, a relação com os nomes de pessoas que tiveram as contas julgadas irregulares pela Corte de Contas nos últimos oito anos. No dia 8 de agosto, na região sul do país, 600 pessoas estavam com o nome na lista, de um total de 6.791.
IPI Zona Franca
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, suspendeu os efeitos do Decreto Presidencial 11.158/2022, no ponto em que reduz as alíquotas do Imposto sobre Produtos industrializados (IPI) sobre produtos impostados e que também sejam fabricados na Zona Franca de Manaus (ZFM).
Recomendações
O Tribunal de Contas do Paraná homologou a emissão de 14 recomendações ao Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná. As medidas foram indicadas após a Corte promover auditoria para avaliar os contratos de concessão rodoviária referentes aos seis lotes do Anel de Integração do Paraná.
Representação
A denúncia apresentada em desfavor do vereador Galhardo (Republicanos), de Foz do Iguaçu, foi aceita pela Câmara. Durante a sessão, também foi formada a Comissão Processante, composta pelos vereadores: Edivaldo Alcântara (PTB), Anice Gazzaoui (PL) e João Morales (União). Os trabalhos da comissão têm prazo de 90 dias para finalização.
Em Toledo
O Sindicato dos Servidores Públicos de Toledo protocolou uma denúncia na Câmara contra o vereador Gabriel Baierle (União Brasil) por prevaricação. O presidente da Câmara de Toledo recebeu a representação e encaminhou ao presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, vereador Professor Oséias para análise.
Suplentes do Oeste
O candidato ao Senado, Paulo Martins (PL), terá como a sua primeira suplente na vaga ao Senado, a vereadora de Assis Chateaubriand, Franciane Micheletto, esposa do deputado estadual Marcel Micheletto. Já o segundo suplente de Martins, é o ex-vereador cascavelense Juarez Berté.
Sergio Moro
O pré-candidato ao Senado Sérgio Moro (União Brasil) esteve ontem (9), cumprindo agenda política em Toledo. Moro se reuniu com o prefeito Beto Lunitti e posteriormente realizou visitas a empresas da cidade. Durante a tarde, Moro esteve em Palotina e a noite, seguiu para o sudoeste do Estado. É a primeira vez que Moro vem ao oeste após o anúncio da candidatura ao Senado Federal.