Rômulo vai renunciar
O vereador Rômulo Quintino (PL), disse que não continuará na Câmara de Cascavel em 2023. Segundo ele, o ciclo como vereador está terminando. Atualmente Romulo é pré-candidato a deputado estadual do Paraná, contudo, ele ainda garantiu que, mesmo não sendo eleito pretende renunciar o mandato de vereador de Cascavel em 31 de dezembro de 2022.
Futuro Político
Apesar de não dar mais detalhes do futuro político, a coluna apurou que, caso não seja eleito como deputado estadual, Romulo deve assumir algum cargo no governo do Estado, caso Ratinho Junior seja reeleito Governador do Paraná.
Novos rumos?
Após a eleição da ‘nova’ direção da Câmara de Cascavel para o Biênio 2023/24, os vereadores devem começar a traçar estratégias e novos rumos para a disputa municipal de 2024. Naturalmente, Paranhos está fora do páreo, mas terá força com a provável reeleição do amigo e governador Ratinho Junior. É esperar e observar os ‘movimentos’ e o comportamento grupos políticos a partir de agora e, também, durante o pleito deste ano.
Moro em Cascavel
O ex-ministro da Justiça e ex-juiz federal Sérgio Moro (União Brasil) está realizando uma visita à região oeste do Paraná nessa semana. Moro chegou ontem (6) em Cascavel e participou de reuniões com lideranças políticas e correligionários do União Brasil.
Na Acic
Ainda ontem, Moro foi recebido pelo vice-presidente da Acic, Siro Canabarro, diretores da entidade e o presidente do Codesc, Alci Rotta Júnior. Moro falou de sua peregrinação pelo Paraná para contato com líderes dos mais diferentes setores organizados. Em recente pesquisa para o Senado, o ex-ministro aparece em segundo lugar, atrás apenas de Alvaro Dias.
Alvaro e Ratinho
O senador Alvaro Dias (Podemos) deve anunciar nos próximos dias o futuro político. Segundo informações, Alvaro será candidato à reeleição ao Senado e participará da chapa do governador Ratinho Junior (PSD) que também disputará um novo mandato no Palácio Iguaçu.
Crescimento da Candidatura
O deputado estadual Guto Silva (PP), pré-candidato ao Senado Federal pelo Paraná, disse que a última pesquisa do instituto IRG para o Senado, “mostra que há um espaço para crescimento da candidatura que vai defender os paranaenses e não o radicalismo e projetos pessoais”. De acordo com a sondagem divulgada, Guto tem 3,1% das intenções de voto, aparecendo em sexto lugar.
PEC do Espanhol
A Alep aprovou a Proposta de Emenda à Constituição 3/2021, que trata da inclusão da língua espanhola na matriz curricular da rede estadual de ensino do Paraná. O texto constitui o Espanhol como disciplina de oferta obrigatória na matriz curricular do Ensino Fundamental, com implementação gradativa até o ano de 2026.
Prevenção
Os deputados estaduais do Paraná aprovaram em redação final, a proposta que institui a Política Estadual de Prevenção e Combate a Furtos e Roubos de Cabos, Fios Metálicos, Geradores, Baterias, Transformadores e Placas Metálicas. Agora, o projeto de lei 452/2021 segue para sanção, ou veto, do Poder Executivo.
Compensação Tributária
O presidente Jair Bolsonaro (PL) editou uma medida provisória que prevê compensação tributária para instituições financeiras que sofreram perdas no recebimento de créditos. De acordo com o texto, os bancos podem deduzir as perdas na hora de determinar o lucro real e a base de cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.