Salas de aula
O governador Ratinho Júnior (PSD) já decidiu que todas as salas de aulas das mais de duas mil escolas da rede estadual de educação terão aparelhos de ar-condicionado a partir de 2025. A decisão se dá em função das mudanças climáticas que registram, a cada ano, temperaturas mais altas nas cidades paranaenses.
Matrículas
A Secretaria Estadual de Educação informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
Melhores Práticas
A Secretaria do Turismo do Paraná é uma das selecionadas pela Embratur para participar do Concurso de Melhores Práticas ESG (ambiental, social e governança na tradução da sigla inglesa) nos destinos brasileiros, que vai acontecer na próxima terça-feira, 26. A seleção busca valorizar e incentivar as iniciativas sustentáveis mais bem sucedidas para serem replicadas no setor turístico e incorporadas na promoção internacional do Brasil. Os três vencedores serão anunciados no dia 4 de dezembro e premiados com destaques na promoção internacional através da Embratur.
Quem disputa
Das 47 candidaturas e 201 experiências cadastradas, as 10 escolhidas são: Secretaria do Turismo do Paraná, Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte, Secretaria do Turismo de Alagoas, Secretaria do Turismo do Rio Grande do Norte, Secretaria e Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Turismo de São Sebastião (SP), Secretaria de Turismo de São Paulo, Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Turismo de São Luís (MA).
Pagando dívidas
Os trabalhadores paranaenses vão usar a primeira parcela do 13º salário para poupança e pagamento de dívidas do que para consumo imediato, segundo pesquisa da Fecomércio-PR e do Sebrae/PR. A sondagem mostra que 39,4% planejam poupar ou investir o valor. O pagamento de dívidas é outra preferência, com 26,8%. Os paranaenses também utilizarão o 13º para viagens e turismo, com 17,7%. Na sequência, com 14,4%, estão os que vão usar o dinheiro para pagar impostos e taxas. O 13º vai injetar R$ 12,5 bilhões na economia do Paraná.
Trump e o Paraná
A Fiep promove no dia 12 de dezembro o seminário “A Presidência Trump: o impacto sobre a indústria do Paraná”. Entre os palestrantes Edson Vasconcelos (presidente da federação), Silvio Cascione (Eurasia Group), Otaviano Canuto (Brookings Institution), João Scandiuzzi (BTG Pactual) e Marcos Troyjo (ex-Brics).
Transporte
As demandas do cooperativismo de transporte no Paraná fazem parte dos debates do fórum promovido pela Ocepar nesta sexta-feira (22) na Coopercaf em Cafelândia. “Vamos organizar as tratativas necessárias e planejar ações estruturantes para 2025. Além disso, será um momento para fortalecer o relacionamento e construir uma rede de apoio essencial para o desenvolvimento do setor”, afirma o gerente do Sescoop/PR, João Gogola Neto.