Policial

Veículos com fundo falso são retidos na Operação Muralha

Veículos com fundo falso são retidos na Operação Muralha

Durante fiscalização de rotina no âmbito da Operação Muralha, servidores da Receita Federal realizaram a retenção de quatro veículos na segunda-feira (24).

A primeira ação ocorreu por volta de 13h, quando servidores da Receita Federal abordaram uma moto que passava pelo desvio da PRF, conhecido como Estrada do Galo. Cento e cinquenta memórias SSD foram encontradas no baú da moto. A mercadoria, com valor estimado em R$ 17 mil e evidente destino comercial, foi retida junto com o veículo e levada para a Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu.

A segunda abordagem ocorreu na cidade de Medianeira por volta de 14h. Um veículo Sandero foi abordado pela equipe de repressão da Receita Federal na BR 277. Ele transportava 40 celulares ocultos dentro do estepe e outros 10 aparelhos escondidos no porta-malas.
A terceira ocorrência se deu por volta das 19h. Servidores abordaram um veículo Palio e um Santana na praça do pedágio de São Miguel do Iguaçu. Foram encontrados 40 celulares em um fundo falso no assoalho do porta-malas do Palio. No Santana, 60 aparelhos escondidos no tanque de combustível do veículo.

Os quatro veículos foram lacrados e encaminhados para o pátio da Alfândega de Foz do Iguaçu. Os motoristas foram liberados, porém, serão enviadas representações fiscais para fins penais ao Ministério Público para apuração dos ilícitos.
Estima-se que as mercadorias apreendidas somem aproximadamente R$ 315 mil reais.

A Receita Federal disponibiliza um telefone de contato para denúncias, de forma anônima, por meio do número (45) 99152-2036.

A Operação Muralha, desenvolvida na região de fronteira dos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul com o Paraguai, iniciou sua primeira fase no ano em 13/05/19. As ações acontecem nas barreiras fixas montadas em São Miguel do Iguaçu/PR, próximo ao pedágio, e na PR-163 em Guaíra/PR com revezamento de equipes nas 24h do dia. Nas estradas vicinais, lago do reservatório de Itaipu, Rio Paraná e em toda a região de fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai a Operação Muralha acontece por meio de incursões das equipes volantes de prontidão.

Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros.

A Operação Muralha é coordenada pela Receita Federal em parceria com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército, Marinha, Aeronáutica, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Polícia Militar do Paraná, Polícia Civil e Departamento de Inteligência do Estado do Paraná – DIEP), Justiça Estadual, Ministério Público Estadual da Comarca de São Miguel do Iguaçu e Receita Estadual do Paraná.