Cotidiano

Vandalismo danifica elevatória de água em Cascavel

Esta é a segunda vez em menos de 30 dias que a unidade é vandalizada

Vandalismo danifica elevatória de água em Cascavel

Os poços 31 e 32, localizados na Colônia Barreiros, em Cascavel, pararam de produzir água devido a ação de vândalos nesta quinta-feira (2). O local foi vandalizado e o cabeamento das instalações elétricas da estação que bombeia a água para a cidade foi furtado, comprometendo o volume de água produzido na cidade. Essas duas unidades e os poços do Bairro Santa Cruz, ficaram inoperantes devido ao ato de vandalismo. Eles são responsáveis por 8% do volume de abastecimento dos moradores da cidade.
A reposição do material furtado e a recuperação dos equipamentos e instalações estão em andamento. Essa é a segunda vez em menos de 30 dias que a unidade é vandalizada.
Neste momento, é importante manter o uso racional da água. É preciso economizar água, priorizando o uso na alimentação e higiene pessoal para afastar riscos de falta de água e de um novo rodízio no abastecimento.
 Dicas de como usar adequadamente a água tratada:
– Reduza o número de lavagens de roupa. Acumule as roupas e use a capacidade máxima da máquina de lavar.
– A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.
– A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.
– Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.
– Lave o carro usando balde: isso economiza até 300 litros de água.
– Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.
– Feche a torneira enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto.
– Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.
– Nas caixas de descargas acopladas, coloque dentro uma garrafa pet de 1,5 ou 2,0 litros fechada com água ou areia. Com isso, a cada descarga, há uma economia de 1,5 ou 2,0 litros.
– Ao identificar possível vazamento de água na rede da Sanepar, informe a Companhia pelo telefone 0800 200 0115.