Cotidiano

Univel realiza a 1° Jornada de Odontologia - JOU

O evento teve como propósito a realização de discussões relevantes e a divulgação de novidades acerca das mais diversas áreas da Odontologia

Univel realiza a 1° Jornada de Odontologia - JOU

Com o propósito de divulgar e realizar discussões relevantes sobre temas das mais diversas áreas da Odontologia, foi realizada a 1° Jornada de Odontologia do Centro Universitário de Cascavel – Univel (JOU). O evento contou com a presença de profissionais renomados da área, que realizaram palestras e atividades hands on. “A Jornada de Odontologia da Univel tem o propósito de oferecer uma experiência incrível de muito conhecimento para que possamos nos atualizar sobre o que está acontecendo no mundo de mais inovador e tecnológico na área”, ressaltou a coordenadora do curso de Odontologia da Univel, Dayane Silva.

No primeiro dia do evento foi realizada palestra com tema “Opacidade do esmalte: Como diferenciar lesões da cárie, fluorose, hipoplasias e HMI?”, ministrada pela mestre e especialista em odontopediatria e habilitação em sedação inalatória com óxido nitroso e laserterapia, Dra Ana Paula Menoli. Em sequência, o convidado Dr. Otávio Augusto Pozza, doutorando, mestre e especialista em Ortodontia e Coordenador da Especialização em Ortodontia da BIONEP – Núcleo Educacional do Paraná, abordou o tema “Ortodontia Contemporânea”.

“Busquei mostrar a Ortodontia Contemporânea, apontando como está a ortodontia hoje, o que nós conseguimos com tratamentos atuais e o impacto positivo que o resultado dos tratamentos tem na vida das pessoas, não apenas na parte funcional mas também muito na parte estética”, detalhou Prozza.

Também foi realizada atividade na Pré-Clínica de Odontologia, que trouxe o tema “Sistema Splendor: Um novo sistema de pino de fibra anatômico”, com a Dra. Juliana Aparecida Delben.

 

Segundo dia

No segundo dia do evento, foi abordada a temática “Implantodontia e sua evolução com o passar do tempo”, pelo Especialista e Mestre em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial, o professor Dr. Rodrigo Marcelo Veronese. A palestra foi uma oportunidade dos acadêmicos conhecerem a evolução dos implantes e reabilitações dentárias, além das tecnologias atuais utilizadas neste tipo de tratamento.

Para compartilhar conhecimento acerca das “Aplicações da Tecnologia na Odontologia Restauradora”, foi convidado o professor Guilherme Schmitt de Andrade, que é Mestre e Doutor em Prótese Dentária pela Unesp, revisor ad-hoc de revistas científicas nacionais e internacionais, possui mais de 30 artigos e capítulos de livros também nacionais e internacionais. Durante o evento, o professor Alexandre Luis Bortoloto, realizou uma atividade prática na Pré Clínica, com o tema “Sistema Reciprocante com W-File – TDK”.

 

Terceiro dia

No terceiro e último dia de JOU, a Dra. Marcia Busato, que é professora coordenadora dos cursos de harmonização orofacial da ABO Cascavel, especialista e mestre em prótese dentária e harmonização orofacial, com especialização em protocoll, pós graduação em bioestimuladores e preenchimento avançado, juntamente com a professora Dra. Giovana Guelfi, graduada em Odontologia pela Unioeste, especialista em Harmonização Orofacial pelo Instituto Ippeo, possui habilitação em toxina butolínica e preenchedores faciais avançados, Venopunção, fios faciais e bioestimuladores, mestranda em Odontologia pela Unioeste e professora dos cursos de HOFF, ABO Regional Cascavel, ministraram uma palestra especial sobre “Harmonização Orofacial – A nova face de Odontologia”.

Para concluir o evento, foi realizada atividade prática sobre “Facetas de resina composta em dentes anteriores de forma simples e versátil”, com a professora Dra. Marina Gullo Augusto, que é mestre e doutora em dentística pela UNESP, pesquisadora visitante na Universidade da Alemanha e também atua como docente na Unioeste e Univel.

 

Combatendo a violência contra a mulher

O Projeto de Extensão “Combatendo a Violência Contra a Mulher: aspectos jurídicos e psicológicos” é desenvolvido por professores e alunos da Univel. Recentemente eles realizaram ação no I Seminário de Combate a Violência Contra Mulher e Feira de Agroindústria e Artesanato. Na oportunidade o projeto recebeu o apoio da deputada Aline Sleutjes e foi parabenizado pela ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos no Brasil, Damares Alves, que proporcionou ao projeto um reconhecimento nacional.

Missa Ação de Graças

Foi realizada na Univel a Celebração Eucarística de Ação de Graças, presidida pelo Coordenador Diocesano da Pastoral Universitária Pe. Lucas Marobin. Um momento especial de agradecimento e reflexão que reuniu diretoria, colaboradores, alunos, professores e demais membros da comunidade acadêmica.