Educação

Unipar apoia campanha Outubro Rosa

Câncer de mama e de colo do útero foram foco de palestra proferida por enfermeira a todas as colaboradoras

Encabeçada pela Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Unipar – Universidade Paranaense, ação contou com palestra ministrada pelo PAEE (Pronto Atendimento de Enfermagem Escola). O público reuniu colaboradoras de todos os setores da Instituição.

Todos os anos, a Universidade apoia a campanha do Outubro Rosa, intensificando a importância do cuidado com a saúde da mulher. A enfermeira responsável pelo PAEE, Angela Graeff, foi convidada para falar sobre sinais, sintomas e tratamento do câncer de mama e do colo uterino e, ainda, fatores de risco, hábitos saudáveis e prevenção.

O bate-papo iniciou com um jogo de mitos e verdades. Discussão envolveu questões sobre o exame Papanicolau – o que é e quando deve ser feito, função do sistema reprodutor, infecção urinária e prevenção, HPV – principal causador do câncer de colo do útero, infecção sexualmente transmissível e formas de contagio, por via oral, vaginal e anal.

A profissional também frisou que, mesmo tendo retirado o útero, a mulher deve realizar o exame preventivo, pois esse também identifica bactérias presentes na cavidade vaginal, que causam corrimento. “O autoconhecimento é essencial para a saúde, pois, se houver algo errado, deve-se procurar imediatamente por um profissional de saúde”, alerta.

Para encerrar, as convidadas foram contempladas com tutorial de automaquiagem, com a profissional Renata Barbosa Magro.