Cotidiano

Transporte coletivo volta a circular até a meia-noite a partir desta quarta-feira (1)

Além da ampliação geral do sistema, retorna a operação da Linha Interbairros-Coopavel nas madrugada

Transporte coletivo volta a circular até a meia-noite a partir desta quarta-feira (1)

O mês de junho começa com uma nova tabela de horários e itinerários no transporte coletivo urbano de Cascavel, voltando após praticamente dois anos aos patamares pré-pandêmicos. A partir desta quarta-feira (1º) os ônibus passam a circular com horário estendido até por volta de 00h30, de segunda a sexta-feira, e até pouco depois da 00h00 aos sábados, domingos e feriados. Além da ampliação geral do sistema, retorna a operação da Linha Interbairros-Coopavel nas madrugadas.

Essa mudança beneficia todo passageiro que utiliza o transporte público, mas principalmente categorias de trabalhadores que atuam no período noturno. Ela foi necessária devido ao aumento na demanda constatada nos últimos meses, conforme explica a diretora do Departamento de Transportes da Transitar, Larissa Boeing.

“A Transitar acompanhou todos os períodos da pandemia e as necessidades do transporte. Gradativamente, desde março de 2020, os horários de atendimento da população precisaram ser ajustados conforme as publicações dos decretos da saúde e com a demanda de passageiros, que sofreu redução. Com as flexibilizações, aos poucos os usuários começaram a voltar, desde estudantes à cooperativas, que desde o inicio da pandemia vinham utilizando serviço de fretamento e, agora, retornam ao sistema com atendimento inclusive na madrugada”, detalha.

Em abril deste ano, por exemplo, as 59 linhas transportaram uma média diária de 53.230 passageiros em dias úteis. Em domingos e feriados, essa média ficou em 14.821/dia. No comparativo com o mês de abril de 2020, no auge da pandemia, a média diária chegou a cair para 5,2 mil passageiros, período em que o transporte público ficou restrito a trabalhadores da saúde e atividades essenciais.

“O objetivo com a retomada dos horários, além de melhorar o atendimento dessa demanda de passageiros, é também contribuir com o desenvolvimento econômico, uma vez que ao ofertar a possibilidade de transporte aos trabalhadores, oferece-se acesso a outros serviços públicos e privados e, até mesmo, ao lazer”, acrescenta Larissa.

No dia 1º de maio desde ano o transporte coletivo foi ampliado até as 23h30; e aos domingos e feriados até 22h30. Em dias úteis os ônibus estão circulando entre 5h e 23h59 desde o dia 9 de agosto de 2021.

Veja como fica agora:

– Segunda a sexta: Das 5h até por volta de 00h30

– Sábados: Das 5h até por volta de 00h00

– Domingos e feriados: Das 5h40 até por volta de 00h00

– Horários e itinerários estarão disponíveis até amanhã (1) no site da Transitar: https://www.transitarcascavel.com.br/horarios-do-transporte-coletivo/.

– A Ouvidoria do Transporte Coletivo atende em horário comercial para dúvidas e sugestões por aplicativo de mensagem no número: 9119-9478.

AEN