Cotidiano

Temer diz a senadores que vai pedir a Renan antecipação do calendário do impeachment

BRASÍLIA – O presidente interino, Michel Temer, jantou ontem à noite com senadores, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, e pecuaristas na residência presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes,. Segundo senadores que participaram do encontro, Temer disse que vai conversar nesta terça-feira com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e com o senador Romero Jucá (PMDB-RR) sobre a possibilidade de mudança no calendário definido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, que marcou para dia 29 de agosto o julgamento final da presidente afastada Dilma Rousseff. Temer, segundo senadores, quer que a votação ocorra dia 24 ou 25 de agosto.

Segundo senadores, o presidente interino esteve na noite de ontem em jantar com setor do agronegócio, com a participação de senadores, do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, e com o ministro Gilmar Mendes.

? O Michel (Temer) disse que iria falar com Renan e que ele tentasse com o Lewandowski antecipar a data. Achamos que os prazos de terminariam dia 22 ou 23 e não 25. Ele acha que dá para votar dia 24 ? disse um senador do PMDB.

Temer foi a um churrasco promovido para comemorar a abertura de mercados para a carne bovina brasileira. O jantar foi organizado pelo ministro Maggi e produtores de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Gilmar foi avisado, no final da tarde, que Temer também participaria.

? O jantar era organizado para o ministro Blairo, mas o presidente resolveu comparecer. Até cheguei depois dele porque tinha sessão no TSE ? confirmou Gilmar Mendes ao GLOBO.