José Alvanir Quevedo

Nasceu em 02/10/1950

Morreu em 10/05/2018

José Alvanir Quevedo nasceu no dia 2 de outubro de 1950 em Espumoso no Rio Grande do Sul. Foi casado e pai de três filhas Patrícia, Jaqueline e Caroline.

Em Cascavel, o Seo Quevedo como era conhecido, ganhou notoriedade diante da intensa atuação em grupos em defesa da comunidade.

Entre eles, o Conselho Comunitário da Saúde, onde sempre participou de reuniões e nunca deixou de expressar opiniões críticas.

“Meu pai sempre participou de movimentos sociais, principalmente na década de 80, nos sindicatos”, comenta a filha Caroline Cislaghi de Oliveira.

Vida política

Com o desejo de poder colaborar ainda mais com a população de Cascavel Quevedo tentou ingressar na política e concorreu ao cargo de vereador no município em 2012 pelo PSC (Partido Social Cristão). Embora não tenha conseguido a eleição, continuou a lutar pelas causas que defendia, sobretudo, a favor da população carente.

Companhia

Seja em casa ou nos compromissos públicos, sempre esteve na companhia de muitas pessoas. Abria discussões para muitas polêmicas, mas recebia apoio. “A alegria do meu pai era se reunir os amigos, ter a casa cheia de gente, fazer churrasco e tomar coca cola”, comenta a filha Caroline.

O amor de pai ia além do qual ele sentia pelas filhas e teve como marca registrada a maneira com que tratava pessoas com quem convivia. “Chamava os mais próximos de "fio" e "fia", lembra Caroline.

Durante a vida precisou superar muitos problemas de saúde e há dez anos tratava de diabetes com uso diário de insulina. Recentemente havia descoberto um tumor no rim e passou por uma cirurgia. Diante de uma infecção precisou ser submetido novamente ao procedimento cirúrgico, mas não resistiu por conta de um infarto e faleceu no dia 10 de maio aos 67 anos. O sepultamento ocorreu no Cemitério Guarujá. Quevedo deixa três filhas e os netos Caio e Lucca.