Nesta quarta-feira (11) a Secretaria Municipal de Educação reuniu, em dois momentos, diretores das escolas municipais e dos CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) de Cascavel para repassar orientações acerca da resolução 735/2021, publicada ontem (10) pela Secretaria Estadual de Saúde.
O documento mantém uma série de orientações sobre  o trabalho presencial nas escolas durante o período de pandemia, entre elas o distanciamento mínimo a ser observado entre alunos e professores nas salas de aula e nos demais ambientes escolares.
Com a nova resolução, o distanciamento mínimo que até então era de 1,5 metro, passou para 1 metro, permitindo que um número maior de alunos possa frequentar as atividades presenciais. A orientação foi repassada pela manhã aos diretores das escolas, que participaram presencialmente de reunião administrativa no auditório da prefeitura, e no período da tarde, de forma online, aos diretores dos CMEIS. Cada unidade deverá agora readequar o Plano de Contingência, de acordo com a nova resolução estadual e a medida de 1 metro de distância deverá ser adotada já a partir da próxima segunda-feira (16).
A resolução da Sesa também trata o ensino presencial como prioridade e orienta que o ensino remoto se restrinja às situações pontuais, com justificativa da família e preferencialmente com apresentação de declaração médica, atestando a necessidade de isolamento do aluno. “É necessário neste momento um trabalho de conscientização com as famílias para retornar o ensino presencial, permanecendo no ensino remoto apenas casos de comorbidades, com laudo médico”, reforçou a secretária de Educação, Marcia Baldini.
Vale lembrar que as medidas de segurança sanitária seguem sendo observadas de forma bastante criteriosa pelas unidades escolares da Rede Municipal, com uso obrigatório de máscara, aferição da temperatura na entrada, entrega do check list com as condições de saúde do aluno e disposição de álcool em gel pelos ambientes escolares.