Esportes

Seleção brasileira de wrestling busca primeiras vagas para Tóquio

Para assegurar as vagas nos Jogos Olímpicos, os atletas brasileiros precisam terminar entre os cinco primeiros em suas categorias

Rio de Janeiro – Seis atletas brasileiros disputam a partir deste sábado (14) o Campeonato Mundial de Wrestling 2019, em Nur Sultan (Cazaquistão), primeira seletiva para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

São eles: Kamila Barbosa (até 50 kg); Giullia Penalber (até 57 kg); Lais Nunes (até 62 kg) e Aline Silva (até 76 kg), no estilo livre; Sargis Khachatryan (até 55 kg) e Marat Garipov (até 60 kg), no estilo greco-romano.

Para assegurar as vagas nos Jogos Olímpicos, os atletas brasileiros precisam terminar entre os cinco primeiros em suas categorias. No caso do wrestling, isso significa ir até a disputa de medalhas, já que existem duas disputas de terceiro lugar.

Destaque para o atleta Marat Garipov, naturalizado brasileiro e que terá a oportunidade de competir justamente no país onde nasceu. “O wrestling no Cazaquistão é como o futebol para o povo brasileiro. Tenho certeza que os torcedores vão torcer por mim. Sonho disputar os Jogos Olímpicos e decidi vir para o Brasil para manter esse objetivo vivo. Fui muito bem recebido pela confederação e espero retribuir com a vaga”, afirmou Garipov, bronze este ano no torneio Thor Masters, na Dinamarca.

O Campeonato Mundial é a única seletiva olímpica em 2019. Quem não conquistar a vaga no Cazaquistão ainda terá outras duas oportunidades em 2020: a seletiva continental, em Ottawa (Canadá), de 13 a 15 de março; e a seletiva mundial, em Sófia (Bulgária), de 30 de abril a 3 de maio.