Cotidiano

Sanepar está entre as líderes em inovação de infraestrutura

Em terceiro lugar no ranking setorial da edição de 2019 do Valor Inovação Brasil, a companhia é a única empresa estadual entre as cinco primeiras colocadas. Neste ano, foram ouvidas 210 empresas dos 23 setores analisados para indicação das líderes setoriais.

Sanepar está entre as líderes em inovação de infraestrutura

A Sanepar está entre as cinco empresas do setor de infraestrutura que lideram o ranking setorial da edição de 2019 do Valor Inovação Brasil. Em terceiro lugar, é a única companhia estadual de saneamento no topo do ranking realizado pelo jornal Valor Econômico, que neste ano ouviu 210 empresas dos 23 setores analisados e indicou as líderes setoriais.

O diretor de Investimentos da Sanepar, Joel de Jesus Macedo, destaca que a companhia possui gerência específica de pesquisa e inovação e programa corporativo para identificar, sistematizar e disseminar práticas inovadoras, que é a Estação de Tratamento da Inovação (ETI). “Temos uma equipe de 22 pesquisadores, mestres e doutores, em contato com tudo o que acontece na área e atentos para as melhores tecnologias e inovações do mundo”, disse Macedo.

Para o diretor-presidente da companhia, Claudio Stabile, o destaque positivo da Sanepar no ranking reforça o protagonismo da empresa em busca de soluções inovadoras e sustentáveis, de modo a disponibilizar os serviços de forma mais ágil, eficiente e sempre visando o menor impacto no orçamento da população paranaense.

Stabili cita como exemplo as estações modulares, que além da eficiência no resultado final do produto (água/esgoto) permite mais agilidade na entrega do serviço de saneamento, tendo em vista suas características. “Ou seja, levamos saúde a um maior número de pessoas com prazos reduzidos em até um terço em relação às estações convencionais. Essas e outras tecnologias nos possibilitam avançar na universalização do serviço de esgotamento sanitário, que atende, também, vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, explicou.

Para o gerente de Pesquisa e Inovação, Gustavo Possetti, esse reconhecimento aponta que a Sanepar está no caminho certo ao investir em inovação para a sustentabilidade. Segundo Possetti, a companhia mantém acordos de cooperação nacionais e internacionais.

Ele destaca alguns projetos de pesquisa em andamento, como internet das coisas aplicada em infraestruturas sanitárias, produção de energia a partir do tratamento de lodo de esgoto e do biogás, construção de usina solar fotovoltaica flutuante, sistema modular para remoção de ferro e manganês em água de poços e tecnologia para sistema de reúso de efluentes com capacidade de produção de água industrial.

A Sanepar participa também de fóruns estratégicos dedicados à inovação e dos principais eventos técnico-científicos nacionais do setor e já gerou cerca de 400 publicações. Além disso, criou o Prêmio Sanepar de Tecnologias Sustentáveis, aberto a pesquisadores de todo o Brasil, e o Prêmio Inova Sanepar que recebe trabalhos de seus próprios pesquisadores.