Saindo do cargo, governador da Carolina do Norte reduz seus poderes

download.jpgRALEIGH, EUA ? Derrotado na disputa para governador, o Partido Republicano da Carolina do Norte aprovou uma lei para diminuir severamente os poderes do futuro chefe de governo local, o democrata Roy Cooper. Em uma sessão especial de surpresa nos últimos dias da legislatura, a maioria do partido aprovou um pacote de medidas que tiram força executiva do cargo após o republicano Pat McCrory ter sido derrotado. O caso gerou protestos com 17 detidos na quinta-feira e 39 na sexta-feira.

JK

As medidas incluem menor alcance do governador em medidas sociais e econômicas. Diminuem ainda o número de indicações políticas do governador e a capacidade dele de estipular a forma de eleições em todo o estado.

? Vergonha, vergonha ? gritavam manifestantes diante da sede do Legislativo local.

Segundo os republicanos, a legislação está adequando poderes constitucionais concedidos à Assembleia Geral. Eles disseram que muitas das provisões tinham sido debatidas durante anos, mas sempre ficaram de lado.

Derrotado na eleição de novembro, McCrory aprovou a lei.

? Eu acredito fervorosamente na democracia, estou vendo ela ser minada por pessoas que parecem não querer considerar ou ouvir ? disse Margaret Toman, que estava entre as centenas de manifestantes reunidos no Legislativo na quarta-feira e na quinta-feira.

Cooper, atual procurador-geral do estado, ameaçou processar os deputados.

? Se eu vir que as leis aprovadas feriram as famílias trabalhadoras e são inconstitucionais, me verão no tribunal.

Dois ex-governadores da Carolina do Norte – o republicano Jim Martin e o democrata Jim Hunt – disseram nesta semana que a legislação vai longe demais.

? É um movimento político flagrante por um partido que deve ter medo dos eleitores, então se agarra ao poder que tem ? disse o deputado democrata Graig Meyer.

brde2

Receba as principais notícias através do WhatsApp

ENTRAR NO GRUPO

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp. Ao entrar seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.


Fale com a Redação