Grupos encenaram casos de partilha de herança, negligência com idoso, separação e guarda, entre outros

Role Play – Aula diferenciada provocou uma vivência criativa aos estudantes do curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar/Cascavel. A atividade foi proposta na disciplina de Intervenções em Psicologia, ministrada à turma do 4º ano, pela professora Juliana Klein.

O conteúdo em pauta foi atuação do psicólogo em mediação de conflitos. A docente propôs a explanação teórica do conteúdo, que possibilitou aos alunos o contato com leis e normativas que regulam a atuação em mediação de conflitos.

Na sequência, atuaram no role play, apresentando temáticas como herança, negligência com idoso, separação e guarda, entre outros.

A atividade teve o intuito de ampliar o conhecimento teórico e exercitar a prática profissional. Os alunos foram instigados a criar e a encenar situações de conflitos, sendo que um deles exercia o papel de mediador, aplicando os instrumentos da Psicologia na mediação.

Os estudantes aprenderam e se divertiram. “A atividade de role play é muito interesse. Conseguimos identificar dúvidas que só com a teoria não percebemos. Nos organizamos e criamos uma situação de conflito, onde três eram os mediados e um era o mediador, e foi uma experiência muito interessante, até pela questão de interação com os colegas, além de uma aula descontraída”, diz a estudante Gabriela Winiarski.